segunda-feira, 2 de janeiro de 2006

Bangguru - “Bangguru” (Chiado Records)


Os Bangguru neste seu primeiro cd trazem até nós um conjunto de 14 temas onde sons electrónicos são revestidos por camadas de música pop.
A electrónica dos Bangguru navega por vários mares. Ao longo do disco a banda deixa-se salpicar por várias ondas. Constrói-se assim um cd que sem fugir nunca da sua rota, nos apresenta vários sabores.
A viagem começa no norte de África, com a faixa “I wanna Dance”. Quilómetros à frente voltamos a passar pelas areias quentes do deserto ao som das faixas “ Time Loser” e "Target Love”. Ao segundo tema de nome “Another 80’s” o nosso corpo é arrumado para uma pista de dança recuando até aos tempos do disco. Mas verdade seja dita, neste cd os temas mais intimistas, aqueles que tiraram o curso numa universidade trip-hop de alto gabarito, ganham pontos em relação à restante concorrência. Para comprovar basta ouvir a doce pérola “ Angel In My Window.” “Love Loss” é outro bom exemplo, assim como “Beam Of Life“. O lado mais experimental da música é apresentado no tema “Andology”, enquanto a vertente mais funk fica bem retratada em “Zack & Sue”.
Mas tudo isto é pop. Os Bangguru nunca perdem a noção do que é criar uma canção. Nunca perdem a noção do que é criar uma melodia. E o que é verdade é que algumas delas se prendem ao nosso corpo e nos saltam pela boca sem dar-mos por isso.
Mas ainda bem que este disco comporta dentro de si esta tão grande palete de cores. Assim a banda pode pintar vários quadros. Assim, podem fugir da tentação de criar uma obra minimalista. E quem ganha com isso é o ouvinte, que tem a possibilidade de desfrutar de várias emoções ao longo do registo.
Com uma maturidade invejável, os Bangguru, apresentam uma obra, já em idade adulta. São uma banda que cria sem medo, que faz o que tem a fazer, sem se preocupar. Venha a inspiração de onde vier. Por isso é difícil arranjar um rótulo para colar neste disco. Para apresentar a banda teremos então que dizer que fazem música electrónica. Que fazem boa música. Pronto, assim já temos uma prateleira onde arrumar o cd.
A acompanhar este registo é “oferecido” um dvd com 10 clips. Alguns dos elementos da banda estão ligados a projectos de TV, daí esta tão farta produção.
De todo o conjunto destacam-se os vídeos onde o uso de tecnologias mais avançadas é posto de lado para dar lugar a coisas mais simples. O clip do single “Another 80’s” acaba por ser o menos inspirado de todos.
“Target Love”, um clip onde à música se junta um certo humor ganha pontos, trazendo um colorido fantástico ao nossos olhos. Mas atenção que o preto e banco de “Loss Love” consegue ser igualmente apaixonante.
Estamos assim perante uma obra de corpo inteiro. Para ouvir, ver e sentir. Rima e é verdade.

Nuno Ávila

Sem comentários: