quinta-feira, 25 de maio de 2006

FNAC COIMBRA




João Baluda Cid & Victor Almeida e Silva
Tributo a José Afonso
AO VIVO
Dia 02 SEX 22H00


Com voz de Victor Almeida e Silva, acompanhada ao piano pelo maestro Balula Cid, este trabalho é baseado nos grandes êxitos de José Afonso. A criteriosa escolha dos temas permite revisitar trovas e baladas que marcaram a música portuguesa, como "Traz Outro Amigo Também" ou "Maio Maduro Maio". Balula Cid e Almeida e Silva preservam, porém, a beleza melódica e poética do original.

Dia da Footmovin’
por Sir Scratch, SP & Wilson, M.A.C. e Black Mastah + DJ Bomberjack
AO VIVO
Dia 03 SÁB 17H00

A editora nacional Footmovin’ apresenta a maior parte dos seus artistas. DJ Bomberjack, pioneiro no Hip Hop nacional com as suas mixtapes, será o DJ de serviço. Black Mastah, MC da velha escola da dupla Filhos de 1 Deus, apresenta "Krónikas de um Mestre". SP & Wilson apresentam o seu novíssimo álbum "Barulho" e uma das vertentes do Hip Hop – Beatbox. M.A.C, oriundos de Almada, exibem o seu lado militante e político. Sir Scratch, conhecido pelas suas punchlines e técnicas líricas, vai expor o álbum "Cinema: entre o coração e o realismo".

Vespa
AO VIVO
Dia 04 DOM 17H00

Vespa pretende contar histórias daqueles que beijou e provocar os indiferentes com melodias que resultam bem ou mal mas que denuncia um caminho. Vespa pretende tocar no conformismo nacional, ora com uma distorção, ora com uma rima de intervenção. Os cinco elementos desta banda de Vila do Conde têm um percurso comum como Organza e Foggy aos quais se juntou a experiência e o groove de Fred Xavier no baixo.

Cafeína
AO VIVO
Dia 05 SEG 22H00

Cafeína é um novo projecto de Coimbra que resulta de uma experiência musical iniciada há três anos por um grupo de amigos. Com o mesmo núcleo base, os jovens elementos apresentam temas originais em português que resultam num som muito próprio com influências do jazz, da bossa nova e do rock.

d3ö
7 Heartbeat Tracks
AO VIVO
Dia 07 QUA 22

Os d3ö de Toni Fortuna (voz e guitarra, ex-Tédio Boys), Tó Rui (guitarra, ex-Garbage Catz) e Miguel (bateria, ex-Garbage Catz) regressam com o EP 7 Heartbeat Tracks. Com este trabalho, o sucessor de SixPackTrack e 8 Tracks On Red, os d3ö concluem o projecto inicial: "um trio / três EP’s". A música desta banda coninbricense, submersa em luz negra, vive das tensões entre os riffs insistentes de duas guitarras repletas de eco e o ritmo insinuante da bateria.

Factos Reais
Plano B
AO VIVO
Dia 10 SÁB 17H00

Formados em 2001, os Factos Reais são um colectivo composto pelos MCs Núcleo, Positivo, Tony Deski, Geb-One e Criatura. Plano B é um trabalho que revela a visão dos seus membros em relação ao Hip Hop e ao mundo que o rodeia. O complemento entre os vários membros é uma imagem de marca do projecto, principalmente tendo em conta o facto de alguns dos temas serem ritmados pela beleza natural do rap em crioulo misturado com o português.

Canção de Coimbra
Prospecção
AO VIVO
Dia 10 SÁB 22H00

O grupo Canção de Coimbra apresenta o álbum Prospecção, uma produção musical que engloba temas que partem da tradição coimbrã. Deste modo, procura-se criar uma empatia com o público através do recurso ao imaginário tradicional, enquadrando, simultaneamente, as novas correntes renovadoras do actual panorama musical Coimbrão.

Squeeze.Theeze.Pleeze
Flatline
AO VIVO
Dia 11 DOM 17H00

Em 2002, ao editarem o seu álbum de estreia Open, os Squeeze.Theeze.Pleeze deram o passo mais importante até então, abrindo as portas para a sua afirmação musical e artística. A simplicidade das composições capturou de imediato a atenção das rádios nacionais, bem como dos media em geral. Volvidos três anos, os Squeeze.Theeze.Pleeze editam Flatline, resultando num grau de maturidade impossível de alcançar no disco de estreia.

The Weatherman
Cruisin’ Alaska
AO VIVO
Dia 15 QUI 22H00

Cruisin’ Alaska é a estreia absoluta de Alexandre Monteiro (The Weatherman) e reflecte a sua obsessão pelo poder intemporal das boas melodias. O álbum olha para trás para sorver inspiração, mas não soa datado. Todos os instrumentos foram gravados pelo músico e muitas canções surgiram no primeiro take. Apesar disso, o disco revela um lado quase orquestral reminiscente dos Beach Boys e de outros nomes dos anos 60, revistos à luz do indie pop contemporâneo e de outras coordenadas como o funk.

Sem comentários: