Carlos "Zíngaro"
DER GELBE KLANG
O Som Amarelo
Ciclo de concertos no Museu do Chiado
Museu do Chiado
Museu Nacional de Arte Contemporânea
Rua Serpa Pinto, 4 Lisboa
Produção: Granular (apoio Museu do Chiado)
De Março a Outubro de 2006
Bilhetes: 5 euros (2,5 euros para Restart, CEM,Sociedade Guilherme Cossoul; grátis para associados Granular)
CONTRACOMPOSIÇÕES
7 de Junho
19:00
Sala Polivalente
Carlos "Zíngaro"
Ernesto Rodrigues
Noid
Ulrich Mitzlaff
Miguel Leiria Pereira
Os instrumentos musicais da tradição clássica também podem ser fontes sonoras concretistas, equacionando os factores distintivos do Construtivismo e do Desconstrutivismo. As "contracomposições" pintadas por Theo van Doesburg nas mãos de um quinteto de cordas... O violoncelista austríaco Noid (Arnold Huberl) é o convidado especial deste agrupamento que congrega os melhores executantes de cordas da improvisação portuguesa: Carlos "Zíngaro"(violino), Ernesto Rodrigues (viola), Ulrich Mitzlaff (violoncelo; alemão de nascimento mas residente no nosso país há largos anos) e Miguel Leiria Pereira (contrabaixo). Usando alternativamente a electrónica, Noid tem uma dupla faceta de compositor (sobretudo para dança) e improvisador, ora centrando a sua atenção numa "process music" muito pessoal cujas implicações leva ao limite, como no projecto Monodigmen (que identifica com a pintura de Malevich), ora abrindo-se a um trabalho de colaboração, com parceiros como Tetsuo Furudate, Mattin ou EriK M. "Zíngaro" é um dos grandes violinistas mundiais que escolheram a via improvisacional, identificando-se por uma linguagem que seemancipou do free jazz e da música contemporânea. Ernesto Rodrigues teve um percurso semelhante e tornou-se num dos elementos-chave da cenai nternacional do chamado reducionismo, uma prática que privilegia o silêncio, as texturas e a microtonalidade. Mitzlaff é um músico polifacetado, mas com reconhecíveis influências clássicas, e tal acontece também com Miguel Leiria Pereira, tendo este estudado com o compositor Jorge Peixinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário