segunda-feira, 27 de agosto de 2007

COOLTRAIN CREW LANÇAM COMPILAÇÃO




EDIÇÃO DE CD COMPILAÇÃO
11 DE SETEMBRO DE 2007


No dia 11 de Setembro de 2007 chega às lojas o CD compilação da CoolTrain Crew, editado pela Zounds, que reúne remisturas e produções deste colectivo para artistas como Táxi, Da Weasel ou Blasted Mechanism.

A CoolTrain Crew formou-se no final de 1995, com o intuito de atribuir visibilidade a músicas urbanas emergentes como o drum & bass e as linguagens modernas do jazz, constituindo uma alternativa às expressões então predominantes do house e do tecno.

Na sua origem, o núcleo era constituído por vários DJs do Bairro Alto, em Lisboa, todos eles conhecidos em nome individual nos dias de hoje pelas suas actividades enquanto DJs, produtores, músicos e/ou divulgadores: Johnny (que ainda se mantém no colectivo); Tiago Miranda (DJ residente do Lux, membro da dupla Dezperados e músico dos Loosers); Nuno Rosa (também conhecido como Pink Boy e também membro dos Dezperados); Dinis (residente do Lux e um dos mais respeitados DJs das músicas de dança alternativas); Rui Murka (residente da discoteca Frágil, autor de várias compilações e temas avulsos) e Vítor Belanciano (jornalista e crítico de música do jornal "Público").

Pioneiros do drum & bass em Portugal, começaram por realizar festas em locais como o Captain Kirk, o Indústria ou o Califórnia, antes de fixarem residência no Ciclone (antigo Johnny Guitar). Em simultâneo, alargaram os novos conceitos da música de dança a outros espaços, de Norte a Sul do país, actuando em velhos teatros; em festivais como o Sudoeste ou Blue Spot; em grandes festas de música de dança, abrindo-as a novas sonoridades; no Miradouro do Adamastor; no Coliseu dos Recreios de Lisboa durante os Prémios Blitz de 1997 ou na Praça Sony, durante a Expo’ 98, onde foram também responsáveis pela programação de uma semana de música.

No início do milénio, o colectivo regenera-se. Johnny, Kalaf, Riot, Lil’John e Alx constituem a nova formação. O encontro de Johnny com Kalaf (voz dos 1-Uik Project, Type + Kalaf ou de temas dos Bulllet e Buraka Som Sistema), Lil’John (dos 1-Uik Project, fusion Lab e Buraka Som Sistema) e Riot (fusion Lab e Buraka Som Sistema) foram coincidências que resultaram em trabalho consistente. Mais tarde, entra Alx. A CoolTrain apresenta-se ao vivo com outras propostas, propondo sessões DJ com música criada pelos próprios.

Nesta segunda fase, empenham-se também na produção de concertos, garantindo auto-suficiência e profissionalismo, trazendo a Portugal nomes firmados como os 4 Hero, Lemon D & Dillinja, Digital, Randall ou Metalheadz, entre outros.
Em 2003, nasce a CoolTrain Records e DJ Riot lança uma remistura do velho êxito dos Táxi, "Chiclete (Chiklet RMX)". O tema passa nas rádios e marca o princípio de uma digressão ibérica. O colectivo actuou em cidades espanholas, ao mesmo tempo que a nata do drum & bass espanhol veio a Portugal.

No mesmo ano, o colectivo começou a realizar sessões de jazz, as Jazz Sessions. Com quase cinco anos de intensa actividade em prol duma crescente divulgação e democratização dos vários "jazzes" que se ouvem na actualidade, as Jazz Sessions encontraram nova casa em Julho, o bar-discoteca Lux.

Um percurso desde sempre liderado por Ricardo José Lopes e pelo DJ Johnny da CoolTrain e que, antes de chegar ao Lux, teve os seus passos iniciais nas Leiria Jazz Sessions (no Abadia, entre 2003 e 2005) e nas Lisboa Jazz Sessions (na Bicaense, nos anos de 2005 e 2006), palcos onde se definiu o essencial do espírito das Lux Jazz Sessions: provar que o jazz é uma música com total abertura e modernidade, combustível para a dança e para a festa – relembrando uma das funções prioritárias que estiveram na sua origem –, ao mesmo tempo que se divulgam algumas das mais importantes tendências e criadores da cena jazzística e dos seus incontáveis recantos.

Para além das Jazz Sessions, Riot e Alx foram os DJs escolhidos para produzir a banda sonora do espectáculo "Urgências 2007" que decorreu no Teatro Maria de Matos de 5 a 29 de Julho. Este espectáculo é um conjunto de peças curtas onde actores, DJs e artistas de várias áreas se encontram no palco para procurar um olhar actual e incisivo sobre o presente e as suas "urgências". Os dois DJs construíram a banda sonora em tempo real, improvisando de noite para noite, alimentando o espírito de urgência que é característica deste espectáculo.



ALINHAMENTO:


1. Big Bad Wolf full 0:22
escrito e produzido por Cooltrain Crew
2. Shine On/Blind Zero 5:32
escrito e produzido por Blind Zero
Programação adicional por dj Riot
Sob licença de Universal Music Portugal S.A.
3. Blasted Empire/Blasted Mechanism 5:58
(The Empire strikes back mix)
escrito e produzido por Blasted Mechanism
Programação adicional por dj Riot
Sob licença de Universal Music Portugal S.A.
4. Entendimento/Wadada 7:07
escrito e produzido por Prince Wadada
Programação adicional por dj Riot e Al:X
(Scooby Duo)
Publicado por Matarroa
5. Retratamento/Da Weasel 6:024
(DEStratamento mix)
escrito e produzido por Da Weasel
Programação adicional por Cooltrain Crew
sob licença de EMI Music Portugal, Lda
6. Chiclete/ Táxi 6:26
(Chiklet RMX)
escrito e produzido por Táxi
Programação adicional por dj Riot
Sob licença de Universal Music Portugal S.A.
7. Vive a vida que amas/Melo D 6:03
escrito e produzido por Melo D
Programação adicional por dj Riot e Al:X
(Scooby Duo)
Publicado por Enchufada
8. Lisa Insana/ Cooltrain Crew e Sam the Kid 6:02
escrito e produzido por João Barbosa/Sam the Kid/Kalaf
9. Lake/ Spill 6:54
escrito por André Fernandes trazido à luz por Spill
Programação adicional por dj Riot
Publicado por Tone of a Pitch
10. Um homem atravessa lisboa na sua querida bicicleta/Dead Combo 6:13
escrito e produzido por Dead Combo
Programação adicional por Johnny e Al:x
Publicado por Tranformadores
11. Serenata (Springsamba)/ 1Week project 6:09
escrito e produzido por 1Week project
Programação adicional por dj Riot
Publicado por Enchufada


Edição:
ZoundsRecords

Sem comentários: