quarta-feira, 26 de setembro de 2007

ANA LAÍNS EM CONCERTO




29 Setembro - Pombal, Cineteatro
3 Outubro - Porto, Passos Manuel
4 Outubro - Viana do Castelo, Teatro Sá de Miranda
11 Outubro - Coimbra, Teatro Académico Gil Vicente
13 Outubro - Lisboa, Maxime

Pisou o palco pela primeira vez aos 6 anos, mas só mais tarde é que Ana Laíns tomou consciência da importância que a música tem na sua vida.

Em 1999 confirma e revigora o sonho de construir uma carreira ao ser galardoada com o primeiro prémio da Grande Noite do Fado de Lisboa.

No decorrer do seu percurso empresta a voz a variados projectos, nas mais diversas áreas, como o jazz ou a bossa nova. Porém, ainda que considere todas estas experiências determinantes na sua evolução, é com o Fado e com a música tradicional portuguesa que a cantora melhor exprime toda a verdade do seu EU.

2006 foi o ano de "Sentidos", o álbum de estreia que lhe valeu o apoio da crítica que a considerou uma das maiores revelações desse ano. "Sentidos" foi o passaporte para outros voos e os concertos além fronteiras começaram a acontecer. Aos 22 anos já tinha arrebatado plateias em países como França, Alemanha, Luxemburgo, Bélgica e Estados Unidos.

O espectáculo é uma viagem que tem como porto seguro o Fado, viajando pelas principais influências da cantora, com especial destaque para a música tradicional portuguesa. Ana não o faz com a pretensão de modernizar o Fado, mas considera esta abordagem como a única forma de ser fiel à sua verdade, aos seus "sentidos"...

Em palco Ana Lains interpreta temas dos seus autores preferidos, como Florbela Espanca e António Ramos Rosa, ou de amigos como é o caso de Tiago Torres da Silva e Helder Moutinho. Faz-se acompanhar por um quinteto de grandes músicos: Paulo Loureiro (acordeão), Eurico Machado (guitarra portuguesa), Marco André (viola), Nuno Oliveira (baixo), Ricardo Mota (violoncelo).

Sem comentários: