domingo, 6 de abril de 2008

TEIA PARA SACAR




Teia - Lengalenga


O LANÇAMENTO E A PRODUÇÃO


A 5 de Abril de 2007, os Teia apresentávam no Porto o primeiro E.P da carreira. Lengalenga é o nome. Um disco que busca a fusão das sonoridades que gostam de abordar. É um disco de abordagens assumidas. Por outro lado, como se disse muitas vezes no último ano: Lengalenga é também um disco que procura musicar as palavras.

A produção de Rodolfo Cardoso e dos Teia prolongou o trabalho por vários meses. Curiosamente, 9 foram os meses necessários para uma criação descansada. Havia que procurar o melhor caminho com os recursos existentes e fazê-lo ao ritmo do tempo, ou sob a ilusão da ausência deste.

Augusto Peixoto é o responsável por todo o artwork gráfico do disco. Uma tarefa gigante perante a quase tão gigante montanha de textos com a descriçãodo que pretendíamos ver representado. O trabalho do Augusto é para a banda mais uma música deste E.P.

A PRÉ-VENDA EM JANEIRO DE 2007

Já o disco deslizava para a fábrica, promoveram dois concertos, em Janeiro de 2007, no seu estúdio de ensaio. Objectivo: vender os discos que ainda não existiam. Assim foi. Mais de 100 pessoas, distribuídas por dois dias, pré-compraram o E.P Lengalenga. Dois concertos e um disco por 5€. Sim, por quetodos aqueles que estiveram presentes nestes concertos de Janeiro foram, em boa parte, ao concerto de apresentação no Maus Hábitos, com direito ao disco pré-comprado e a uma entrada gratuita. A verdade é que esta iniciativa foi responsável por uma parcela do financiamento da reprodução do disco.

A PRÉ-LANÇAMENTO ONLINE

A 28 de Março de 2008, apresentávam num site renovado em http://www.teia.cc/ e nomyspace, as 5 faixas de "Lengalenga". Neste dia era também apresentado o microsite do disco em http://lengalenga.teia.cc/, onde compilávam algumas informações acerca da edição (making of).

A RÁDIO

Na semana que antecedeu a apresentação do disco, várias rádios de todo o país, davam conta do lançamento de “Lengalenga”. A 4 de Abril, Henrique Amaro apresentava o disco no seu programa de autor "Portugália" na Antena 3, que deresto tocaria “Mentirosos do Bem” ao longo de muitas semanas. Alguns dias depois da apresentação do disco, Henrique Amaro escrevia a dizer «Como em qualquer amostra, existem tentativas desastradas, outras em desenvolvimento e umas tantas a marcarem a diferença. O disco "Lengalenga" dos Teia é um desses casos. Cuidam das palavras, experimentam sons e estruturas e criam expectativa quanto a um futuro próximo. Boa sorte.»

Rádio Universidade de Coimbra, Antena 3, Rádio Clube de Santa Maria da Feira,Trofa FM, Best Rock, à Rádio Diana FM de Évora, Rádio Zero, Radio Club Montréal (Canadá) – “Lengalenga” passeou-se por aí. Sonho Selvas, O Pilha das Coisas, Hiperfone e Mentirosos do Bem, toda a "Lengalenga" encontrou o seulugar, em conformidade com as vontades de cada um. Antigamente era assim. Com eles não foi diferente.


AS LOJAS


À venda nas lojas FNAC e Worten, bem como nas não menos importantes lojas de discos de cidade, “Lengalenga” chegava a todos quantos valorizam a dimensão física do disco.

OS CONCERTOS


Concertos: muitos. Loucura, euforia, caos. Francisco "Afrokillo" Beirão juntava-se à banda, expressamente convidado para a percusão. Porto, Vizela,Coimbra, Ovar, .... Destaca-se a noite com WrayGunn no Cais de Gaia, a efervescência do público que saiu de casa para ouvir os Teia e os rostos de apreensão de muitas pessoas que passaram pelos concertos nas lojas FNAC. Alguns acabariam por escrever-lhes e faziam avolumar as centenas de comentários que receberam através da internet, devidamente arquivados para memória futura, e merecedores de todos os agradecimentos da nossa parte. Alguém apelava, numdesses e-mails, para que a nossa música “ (…) perdure para além do tempo e do espaço e que seja o som que jamais se extinga (…)”

A TELEVISÃO

Passou-se o programa “Aquário”. Ficou o registo vídeo de um momento.

O RECONHECIMENTO

Vieram mais concertos. Mais turbilhão. 2008 sublinharia “Lengalenga” como umdos E.P’s do ano em algumas rádios e sites de internet. A colectânea “Circulo de Fogo – Melomania” incluía “O Pilha das Coisas”. O público pede concertos. Eles preparam músicas para os novos palcos: “Em Torno do Melhor”;“Do Verde” e “Fazer-Fazer” são algumas das novas composições que agora cozinham.

O PORMENOR QUE FALTAVA

A partir de hoje disponibilizam a “Lengalenga” para download no myspace (119Kbps) em www.myspace.com/teiaspace. Espera a banda, no entanto, que façam questão de ter a quinta música e comprem o disco, guardando a capa.

Sem comentários: