sábado, 25 de abril de 2009

RAFAEL TORAL COM ARQUIVO INÉDITO ONLINE




É um projecto peculiar, mais parece uma "netlabel", que oferece um catálogo exclusivo de gravações inéditas ou raras. São organizadas por álbuns, com capa própria e "tags" de informação interna. Essas gravações incluem desde peças antigas ao vivo a explorações mais noise, desde sessões improvisadas de guitarra aos últimos avanços do Space Program.

Estes álbuns são grupos de gravações com algo em comum. São abertos - a todo o momento, novas peças podem ser adicionadas a qualquer álbum, com actualizações (ir)regulares. O que faz um álbum, além da capa, é o "tag" de Album mp3, o que faz com que as faixas se organizem no leitor de mp3 como tal.

Há muitas mais gravações dignas de publicação ainda por transferir e remasterizar. Novas actualizações serão anunciadas na página News e no RSS feed do website Rafael Toral. Neste momento existem sete álbuns disponíveis, mas há mais em preparação.

Estes ficheiros estão disponíveis como downloads de "faixas" individuais, exclusivamente acessíveis a assinantes ("subscribers"). Subscribers podem livremente aceder a todos os downloads da secção Tapes durante um ano, incluindo todas as futuras actualizações e publicações, por menos do preço de um CD.

Ainda temos a secção Records. A discografia inteira de Rafael Toral. Cada álbum vem em "pacote", num único ficheiro. Isto porque são tão baratos que é mais simples assim. O download inclui, por vezes, faixas extra.

Todos os ficheiros da Noise Precision Library são remasterizados a 24 bits, específicamente para mp3, e convertidos a 320 kbit/s (qualidade máxima do formato). Alguns dos discos mais antigos soam melhor nestas versões que os originais.

Rafael Toral quis oferecer um catálogo completo, detalhado e bem organizado, enquanto ao mesmo tempo mete em prática um modelo de distribuição de música que aponta para o futuro: a música como água ou electricidade. Com um pequeno pagamento periódico, acesso ilimitado à música.

A equipa Noise Precision Library dá-lhe/te as boas-vindas

Sem comentários: