quarta-feira, 31 de março de 2010

BAILE POPULAR





Rosa à Janela” é o do tema de apresentação do álbum de estreia do projecto Baile Popular. Com letras de João Monge e músicas de João Gil, o Baile Popular é composto por João Gil, Mário Delgado, Alexandre Frazão, Miguel Amado, Paulo Ribeiro, Zé Emídio, Luís Espinho e João Paulo. Quatro vozes, quatro instrumentistas, compõem este Baile onde a música Popular se funde com outros universos. A palavra ao compositor:

"Eu e o João Monge somos amigos de infância. Pode parecer estranho, mas pode ser também um princípio para uma boa conversa.
Quando fizemos o “ Rio Grande “ tínhamos uma história entre dois rios, como se a água fosse a fronteira de uma vida melhor. Dessa maneira contámos e cantámos com quem e como é que as cidades se formam e se fazem.
Procurei na altura as pessoas e as vozes que melhor traduziriam o espírito e o som das ideias.
Passados 14 anos, as ideias mantêm-se intactas, mas desta vez fui directamente à fonte das palavras.
O Povo Alentejano tem um cantar único e próprio que definem um País único com uma língua poeticamente paradisíaca.
A paisagem do sul cruza-se neste Baile Popular com universos que vão desde o Nordeste Brasileiro, até à roullote estacionada algures no deserto Americano numa qualquer história de motel.
Aqui se conta a “ Venda do Isaías “ onde se compra e tudo se vende, do “Mestre Bento “ e da sabedoria dos mais velhos, do “ Mal Passado “ e de quanto ele passa mal, da “ Moda da Mine “ da “ Rosa à Janela “ e da “ Rosa Albardeira “ e por aí fora até à eternidade que é coisa que está para lá do Sol posto.
O Zé Emídio, o Luís Espinho, o Paulo Ribeiro, o João Paulo são as vozes. Eu, o Mário Delgado, o Alexandre Frazão e o Miguel Amado armamos o resto do Baile.
Estamos aqui a lidar com a Música Popular, estamos aqui a contar algo que faz parte da história do nosso País.
Peguem na mão de quem amam e venham até para lá do horizonte e até que o Sol nasça, dancemos e cantemos este Baile Popular.”

BAILE POPULAR SÃO:

Vozes de Paulo Ribeiro, Zé Emídio, Luís Espinho, João Paulo
Guitarra Acústica: João Gil
Guitarra eléctrica: Mário Delgado
Bateria: Alexandre Frazão
Contrabaixo e baixo eléctrico: Miguel Amado

Sem comentários: