Quem são os Eden Synthetic Corps (ESC)? Muitos devem colocar esta pergunta. Os mais desatentos, claro! São um projecto de Leiria, posso começar por dizer, constituído por Hypecrash nas teclas e programações, Chainheart nas teclas e programações, Glamour Diesel nas vozes e programações e IDK na voz. E este é já o seu terceiro CD.
Continuam alguns a perguntar: quem são os ESC? Pode ter razão de ser a pergunta. Isto porque efectivamente os ESC têm tido mais reconhecimento lá fora do que em Portugal. Essencialmente na Alemanha.
Olhando para a formação da banda é fácil perceber que o que tocam tem por base a electrónica. Só que o som não é assim tão linear como pode parecer, A electrónica dos ESC está impregnada de uma camada industrial o que torna por vezes o seu som mais violento. Contudo, existe dentro destas canções um certo lado melódico que as tornas muito agradáveis ao ouvido.
Para ajudar a pintar toda esta fantasia com as melhores cores a capa e o libreto do CD apresentam ao nossos olhos uma BD de contornos mais cibernéticos. Está assim então criado o mundo dos ESC. Um tempo muito para alem deste presente que nos remete para um futuro que apenas imaginamos.
Uma certeza temos porem para já. A de que a musica criada por este quarteto tem musculo para ombrear com o que de melhor se faz por esse mundo fora dentro do electro/industrial. Eles não inovam. Mas o que fazem, fazem muito bem. Dai o reconhecimento que a banda tem por exemplo na Alemanha, país onde bandas deste calibre conquistam audiências.
Espera-se que Portugal não deixe fugir os ESC. Porque bandas desta qualidade não se encontram todos os dias ao virar da esquina!
“Eight Thousand Square Feet" apresenta-nos um conjunto de temas, que doseiam o lado mais violento (no bom sentido), com momentos melódicos e mais calmos. Mas sempre a convidar o corpo a um pé de dança.
Com uma produção certeira este é para já uma das grandes surpresas deste ano.
Tudo isto faz com que vocês que diziam não conhecer o grupo corram já a um computador para visitarem o myspace deles em http://www.myspace.com/edensyntheticcorps. E depois toca a arranjar o disco!
Nuno Ávila
Sem comentários:
Enviar um comentário