quinta-feira, 28 de outubro de 2010

MINGUS & OS SAMURAIS EM EDIÇÃO ESPECIAL




EDIÇÃO ESPECIAL 20º ANIVERSÁRIO
CD DUPLO COM SOM REMASTERIZADO
+ DVD-BÓNUS INÉDITO COM MÍTICO CONCERTO NO COLISEU DOS RECREIOS EM 1990
EDIÇÃO: 08 DE NOVEMBRO

CONCERTOS RUI VELOSO 30 ANOS
COLISEU DO PORTO – 07 DE NOVEMBRO
COLISEU DOS RECREIOS (LISBOA) – 17 DE NOVEMBRO

1º PARTE: “RUI VELOSO E OS OPTIMISTAS” banda original apresentam “MINGOS & OS SAMURAIS”

2010 é um ano de grandes datas para Rui Veloso. É o ano em que se assinalam os seus 30 anos de carreira e, simultaneamente, 20 anos sobre a edição do álbum “Mingos & os Samurais”.

Para celebrar a data, “Mingos & os Samurais” será reeditado no próximo dia 08 de Novembro. Edição especial 20º aniversário em digipack do CD-duplo com o som remasterizado a que se junta um DVD-bónus inédito com o filme de um dos míticos concertos realizados no Coliseu dos Recreios em 1990, filmado pela RTP.

Recuemos a 1990.

O ano arranca com a concretização de um velho sonho: Rui Veloso toca ao vivo com B.B. King; concertos no mês de Março em Lisboa e no Porto. Durante este ano apresenta-se pela primeira vez ao vivo no estrangeiro, em Toronto (Canadá).

Em Maio, mesmo antes da edição do disco, inicia em Lisboa a digressão “Mingos & os Samurais” no Campo Pequeno. Sala esgotada.

No início de Agosto chega, finalmente, às lojas o duplo-álbum “Mingos & os Samurais”. É a realização de um sonho antigo da dupla Rui Veloso/ Carlos Tê e a materialização de um disco que começou a desenhar-se no início da década de 80.

O êxito é estrondoso: Platina no dia de edição; em pouco mais de quatro meses, chega às Sete Platinas! Mais: “Mingos & os Samurais” ocupa o 1º lugar do top durante 24 semanas! Os temas “Não há Estrelas no Céu” e “A Paixão (segundo Nicolau da Viola)” são os maiores êxitos desse ano.

Em Outubro apresenta-se ao vivo em Lisboa e no Porto. Realiza seis concertos esgotados nos Coliseus de Lisboa e Porto. O impacto de “Mingos & os Samurais” é tal que o alinhamento do concerto é feito apenas com os temas do novo disco; apenas nos encores surgem músicas de álbuns anteriores.

Em Dezembro, actua para 12.000 pessoas no Pavilhão do Dramático, em Cascais, feito nunca antes alcançado por qualquer artista português.

Novembro de 2010 será o mês em que as comemorações dos 30 anos de Rui Veloso atingem o seu ponto alto. A juntar-se à edição especial 20º aniversário de “Mingos & Samurais”, Rui Veloso realiza os grandes concertos comemorativos dos 30 anos de carreira nos Coliseus do Porto e Lisboa, dias 07 e 17 de Novembro, respectivamente. Concertos cuja primeira parte será inteiramente dedicada ao álbum “Mingos & os Samurais”, com a presença dos Optimistas, banda original dos espectáculos do disco.

O aúdio dos CD’s “Mingos & os Samurais” foi remasterizado no Masterdisk Studios, em Nova Iorque, por Andy VanDette.

Sem comentários: