terça-feira, 16 de agosto de 2011

HOMENAGEM A FERNANDO ALVIM



Carlos do Carmo, Rui Veloso, Carminho, Marco Rodrigues, entre outros notáveis, juntam-se numa homenagem a um dos mais carismáticos músicos portugueses: Fernando Alvim. «Os Fados e as Canções do Alvim» é o disco de homenagem ao guitarrista que acompanhou Carlos Paredes durante 25 anos. A edição está marcada para 26 de Setembro.

O nome do disco foi sugerido por Camané. Foi o ponto de encontro que o fadista encontrou para resumir o trabalho de uma vida de um dos músicos mais importantes da história da música portuguesa. Fernando Alvim é um nome incontornável, não só do Fado mas também da arte de tocar viola. Com um percurso que foi consumindo influências do jazz e da bossa-nova, o músico haveria de encontrar-se com o Fado ainda em tenra idade. Depois a história escreveu-se à viola na companhia de Carlos Paredes. 25 anos juntos.

De todas as viagens. De todas as parcerias. De todas as noites. De toda a vida, Fernando Alvim foi sempre retirando fortes laços de amizade e profissionais. Os seus pares, instrumentistas e cantores, foram assinalando o encanto das performances de Alvim. Foram muitos os devotos da forma única de Alvim abordar a música, que quiseram estar presentes neste disco-duplo feito de Fados e Canções.

Carlos do Carmo, Ana Moura, Camané, Cristina Branco, Rui Veloso, Carminho, Marco Rodrigues, António Zambujo, Pedro Jóia, Rão Kyao, Filipa Pais, Raquel Tavares, Pedro Moutinho e tantos outros fadistas, cantores e instrumentistas juntaram-se numa das mais bonitas homenagens da música portuguesa nos últimos anos.

As músicas em que colaboram Cristina Branco e António Zambujo («Cedo» e «Sabores da Noite», respectivamente) estreiam esta terça-feira (dia 16) na Antena 1.

Sem comentários: