sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MARTA HUGON LANÇA DISCO



ww.facebook.com/martahugon
www.youtube.com/martahugon

Alinhamento ‘A Different Time’ (CD; Digital)

1 Lightweight, 00:03:27
(Composer Marta Hugon / Composer Filipe Melo)
2 Hide and Seek, 00:03:27
(Composer Marta Hugon / Composer Filipe Melo)
3 Belly Button, 00:04:58
(Composer Marta Hugon / Composer Filipe Melo)
4 Time, 00:05:00
(Composer Marta Hugon / Composer André Fernandes)
5 For No One, 00:02:30
(Composer John Lennon & Paul McCartney)
6 Coming Back To You, 00:03:18
(Composer Marta Hugon / Composer Filipe Melo)
7 Forget Paris, 00:02:50
(Composer Marta Hugon / Composer Bernardo Sassetti)
8 Simple Sample, 00:03:51
(Composer Marta Hugon / Composer Filipe Melo)
9 Mourning, 00:04:19
(Composer Marta Hugon / Composer Filipe Melo)
10 Swim Slow, 00:03:36
(Composer Marta Hugon / Composer Filipe Melo)
11 I'll Be Tired Of You, 00:02:33
(Composer A. Schwartz / Composer E.Y. Harburg)

Marta Hugon - A Different Time

Marta Hugon é a vocalista dos músicos.

A sua prioridade é a empatia musical com o grupo. Dotada de um sólido conhecimento da tradição do jazz - ensina na escola do Hotclube, tendo também sido solista da Big Band - Marta Hugon manifesta uma constante necessidade de se reinventar musicalmente e de acompanhar o espírito dos tempos.

Estas várias vertentes resultaram num percurso sólido de constante evolução: no seu primeiro disco, Tender Trap, Marta Hugon interpretou os standards na sua forma mais pura e honesta. No segundo, Storyteller, mostrou maior ousadia na selecção e na interpretação dos temas e dos arranjos. Neste seu novo disco, decide avançar para um repertório de música original, em que funde na perfeição a sua forte personalidade musical com a do grupo de músicos que a acompanha há vários anos.

A Different Time é um disco de canções. Ouvem-se ecos de Joni Mitchell, Nick Drake, Elliott Smith e dos Beatles. É também aprimeira vez em que a cantora recorre a arranjos orquestrais, da autoria de Filipe Melo, para acompanhar o seu trio habitual. Mais uma vez, o resultado é único: Marta Hugon já não é uma promessa, é uma confirmação.

Ouvir este disco é embarcar numa viagem que percorre várias épocas e várias memórias. Não é apenas mais um disco de jazz, é um testemunho pessoal e uma partilha de histórias simples e intemporais. Para se ouvir vezes sem conta.

Biografia

Nascida em Lisboa, Marta Hugon começou por cantar repertório clássico na adolescência.

O interesse pelo jazz desenvolveu-se gradualmente e em simultâneo com o interesse pela opera e pelo Lied e tornou-se uma paixão que conduziu inevitavelmente à escola do Hot Club de Portugal, onde hoje é professora, tendo sido também vocalista da sua Big Band.


É no Hot Clube que conhece o seu trio de eleição, com Filipe Melo no piano, Bernardo Moreira no contrabaixo e André Sousa Machado na bateria. É com eles que grava, em 2005, o seu primeiro disco a solo– Tender Trap - com óptima recepção por parte da crítica e do público.

Em 2008 é lançado o seu segundo CD, Story Teller, que reafima o seu gosto pelas canções e confirma a solidez do grupo, conquistando o público e a crítica, que salienta a maturidade da voz e da interpretação e a originalidade na escolha do repertório

Marta Hugon tem partipado em diversos projectos na área do jazz, e actuado em diversas salas e festivais de jazz pelo país, como a Gulbenkian, o Centro Cultural de Belém, Culturgest, Teatro São Luiz, Casa da Música, Estoril Jazz, Festival de Jazz da Alta Estremadura, Seixal Jazz e Festival In Jazz, entre outros.

O seu novo trabalho a solo, com data de saída prevista para Setembro deste ano, é composto na sua maioria por temas originais, com letras da cantora e música e arranjos do pianista Filipe Melo, incluindo também temas de compositores como André Fernandes (com quem colabora habitualmente), ou Bernardo Sassetti. Apresenta-se mais uma vez com o seu trio e o convidado especial Mário Delgado na guitarra, co-responsável, com Filipe Melo e a cantora, pela produçã
deste novo projecto.

Discografia

2005 - Tender Trap – Som Livre
2008 – Story Teller – Iplay
2011 – A Different Time – Sony Music

Sem comentários: