domingo, 27 de novembro de 2011

PARABÉNS AO FADO



E oficial! O fado é Património Cultural Imaterial da Humanidade. A Universal Music Portugal da os parabéns a todos os envolvidos. O Fado e desde sempre um património único na musica portuguesa e e altura de celebrar um dos grandes feitos da historia recente da musica nacional.

“E tão bom ser pequenino
ter pai, ter mãe, ter avós
e e tão bom cantar o fado
e ter quem goste de nos”
Quadra retirada ao grande poeta João Linhares Barbosa com apêndice de Carlos do Carmo

“Ao longo dos últimos anos, tenho tido a sorte de viajar pelo Mundo todo e perceber o carinho que diferentes raças, religiões, culturas nutrem pela nossa canção. Por isso, arrisco-me a dizer que o Fado sempre foi património da Humanidade. Todavia, obviamente que este reconhecimento atribuíra ao Fado uma nova visibilidade, alem de nos aconchegar a alma e encher-nos a todos de orgulho. Viva o nosso Fado!”
Ana Moura

“A provar que nem todos os fados são tristes, este será certamente um fado muito feliz. E com bastante alegria que recebemos esta noticia de elevada importância e que potencia as capacidades de uma musica tão única e genuína. E bom para a cultura portuguesa, e bom para a língua portuguesa e para nos enquanto povo.”
Cristina Branco

“A elevação do fado a Património Imaterial da Humanidade representa a preservação e a consagração de um género musical único, bem como a elevação e dignificação da alma e do bater do coração lusos.”
Fernando Alvim

“Integrar a geração que tanto tem contribuído para a revelação do Fado ao Mundo, na era da comunicação e do alargamento dos horizontes de divulgação da Arte e da Cultura, e participar nesta celebração que e a elevação do Fado a Património Imaterial da Humanidade, e testemunhar um dos momentos mais bonitos na historia do Fado e na minha historia pessoal.
Mafalda Arnauth

“Como português e fadista, acredito vivamente que são os portugueses que tem de se sentir verdadeiramente orgulhosos ao ver a nossa musica inserida na lista representativa do património cultural imaterial da humanidade. A curiosidade em torno da musica que traduz a nossa identidade ira certamente aumentar e vai quer conhecer-se mais a historia do Fado o que e beneficio para todos nos.”
Marco Rodrigues

“O resultado desta candidatura e uma enorme alegria para o Fado e para Portugal. O Fado será agora ainda mais reconhecido la fora. E uma musica que merecia esta distinção porque transcende as fronteiras, transcende a língua. A sua linguagem são sobretudo as emoções… e o mundo vive de emoções. O fado, que nasceu em Portugal, e agora uma musica Universal. Esta vitoria era essencial para o pais e para o reconhecimento, dignificação e preservação do Fado!”
Cuca Roseta

Sem comentários: