Depois de, em 2012, ter sido editado o primeiro volume do trabalho sonoro "O rio", na netlabel Impulsive Habitat (http://impulsivehabitat.com/releases/ihab038.htm), onde o elemento água serviu de mote para a sua realização, eis que surge agora, pela mesma editora online, o segundo volume deste trabalho, dedicado, desta feita, aos temas da memória e identidade dos lugares, nomeadamente das aldeias de Alvoco das Várzeas (Oliveira do Hospital), Vide (Seia) e Barriosa (Seia), no vale do rio Alvoco (http://impulsivehabitat.com/releases/ihab078.htm).
A novidade neste segundo volume é o seu acompanhamento visual, através do filme "o rio", com estreia marcada para 25 de outubro no Cine'Eco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, com realização a cargo de Tiago Cerveira e do próprio Luís Antero.
"o rio" é uma curta metragem (cerca de 20 minutos) que explora, de forma experimental, os vários "sons e mistérios" do rio Alvoco, dadndo igualmente destaque a alguns aspectos etnográficos, nomeadamente profissões antigas e já extintas ligadas à vida fluvial e relatos e histórias de vida de algumas pessoas deste território. O filme tem produção da BKN multimédia.
Sinopse: Rio de montanha, o Alvoco percorre um vale outrora fértil de quase tudo, desde os peixes abundantes até aos produtos agrícolas semeados e recolhidos nos campos situados nas suas margens ricas, dando a água para que os antigos moinhos funcionassem sem parar. Hoje, o que existe desta realidade antiga e dinâmica é apenas a memória... uma memória colectiva que teimamos em não deixar morrer.
O RIO
Luís Antero e Tiago Cerveira | Portugal 2013, 20’
Sexta 25 de Outubro - 18:00 Horas
Lusofonia | PANORAMA REGIONAL | CineEco 2013
Sobre os autores:
Luís Antero é licenciado em Estudos Artísticos. Desenvolve desde 2008 um trabalho de recolha do património imaterial sonoro das zonas da Beira Serra e Serra da Estrela, com base em gravações sonoras de campo e que pode ser acompanhado através dos sites www.luisantero.yolasite.com e www.sonsdealvoco.yolasite.com
Luís Antero é licenciado em Estudos Artísticos. Desenvolve desde 2008 um trabalho de recolha do património imaterial sonoro das zonas da Beira Serra e Serra da Estrela, com base em gravações sonoras de campo e que pode ser acompanhado através dos sites www.luisantero.yolasite.com e www.sonsdealvoco.yolasite.com
É curador da netlabel Green Field Recordings, dedicada exclusivamente à edição online de trabalhos sonoros com base em gravações sonoras de campo e do programa de rádio O Coleccionador de Sons (www.ocoleccionadordesons.yolasite.com), na Rádio Zero e Rádio Universidade de Coimbra, de 2009 a 2013.
É artista convidado e responsável pelas gravações do projecto Sons do Arco Ribeirinho Sul, na cidade do Barreiro e director artístico do recente Arquivo Sonoro do Centro Histórico de Coimbra.
Tiago Cerveira é licenciado em Comunicação Social. Foi director de produção da Secção de Televisão da Associação Académica de Coimbra (AAC); realizador de "Natural Intervenção", filme que figurou na selecção oficial do festival Caminhos do Cinema Português; foi presidente da direcção da tvAAC; estagiou na produtora Persona Non Grata, do realizador António Ferreira; assistente de reportagem da RTP; realizador de "Riqueza Natural", trabalho independente seleccionado oficialmente para o Cine'Eco 2012 - Festival Internacional de Cinema Ambiental da serra da Estrela; realizador do documentário "Quantas vidas cabem numa república?"; realizador do documentário "Igual entre Iguais", com o jornalista Paulo Leitão; é repórter e editor de imagem na CentroTV e realizador e produtor na BKN multimédia. http://tcerveira.wordpress.com/author/tiagocerveira/
o rio | um filme de Luís Antero e Tiago Cerveira from rioalvoco on Vimeo.
Sem comentários:
Enviar um comentário