quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

YOU CAN'T WIN, CHARLIE BROWN COM DISCO EM JANEIRO




















 “Diffraction / Refraction”, o segundo longa-duração dos You Can’t Win, Charlie Brown, éum disco muito mais desafiador do que “Chromatic” – o álbum de estreia do grupo, editado pela Pataca Discos em 2011. Se é verdade que neste novo disco encontramos uma boa parte do vocabulário já enunciado no trabalho anterior (harmonias vocais exemplarmente construídas, combinação entre elementos folk e electrónicos, diversidade rítmica, construção de ambientes quase sinfónicos), verificamos que agora tudo isso foi levado a patamares ainda mais sofisticados. Inesperados mesmo. As estructuras são mais complexas, afastando-se da simplicidade constructiva típica da música pop, a paleta sónica é mais ampla e densa, as harmonias vocais expandem-se para novos territórios, a voz de Afonso Cabral (principal vocalista da banda) revela maior maturidade e capacidades expressivas, as soluções instrumentais são mais inventivas. “Diffraction / Refraction” é um disco sumptuoso, construído laboriosamente.
 
Os YCWCB são hoje uma banda em completo domínio da sua linguagem. Para isso contou a imensa rodagem de palco deste dois últimos anos, com alguns momentos altos: uma mini-tour nacional em companhia dos PAUS, uma sala cheia no Cinema São Jorge, a participação no Optimus Primavera Sound 2012, as duas apresentações no South by Southwest, Texas, a interpretação do álbum “Velvet Underground & Nico” em dois concertos (BlackBaloon@Lux, Lisboa e Primavera Club, CCVF, Guimarães) e, ainda, no registo ‘live-in-the-studio’ Live@15A.
 
“Diffraction / Refraction” foi produzido pela própria banda, inteiramente gravado e misturado nos Estúdios 15A (Pataca Discos). Contou com a colaboração de Tiago de Sousa (sound engineering) durante as sessões de gravação, foi misturado por Luís “Walter Benjamin” Nunes e masterizado por Rafael Toral.
 
Depois do primeiro single “Be My World”, começa aqui um novo caminho para AfonsoCabral, Salvador Menezes, Tomás Sousa, David Santos, Luís Costa e João Gil.

Concerto de lançamento: 18 JAN, 21h00, Grande Auditório do CCB.

Sem comentários: