quinta-feira, 30 de outubro de 2014

BW JACK + BLING PROJEKT EDITAM DISCO


















BW Jack +Bling Projekt
A Memória de Futuro
(CD BW Jack + Bling Projekt, 2014)

Super grupo? Bem, nenhum deles tem uma t-shirt de Super Homem por debaixo das roupas de trabalho (na verdade, a julgar pelas fotos disponibilizadas no facebook, pelo menos um deles tem, mas isso agora não interessa nada), mas Avishay Back (nome verdadeiro!), X-Acto (o dj com a agenda mais preenchida em território nacional) – a dupla Bling Projekt – e Beware Jack são, de facto, um trio cheio de poderes. A Memória de Futuro é a prova mis concreta disso mesmo.
 
Mas, antes de mais nada, um pouco de história:
 
Bling Projekt brilha desde 2008;
Foi incluído na colheita Novos Talentos da Fnac em 2011;
Terceiro lugar no Concurso Cool Jazz Talents (mas, sinceramente, quem se lembra dos  dois primeiros?);
Participaram no Festival Novos Fados, no Out Jazz;
Lançaram dois EPs em 2009 e 2011;
Cruzaram espadas (salvo seja) com guerreiros como Biru.Lex, Sir Scratch, Magistrado ou Kilu;
Carregaram muitos palcos de groove, funk e suor (lágrimas, só de alegria).
 
E depois há BW Jack, uma célula criativa de um homem só, alguém que trata as metáforas por você e as outras figuras de algum estilo por tu ou vossa excelência,  consoante a ocasião. Se não conhecem, procurem no bandcamp Coisas de 1 Porco (lost-tape.bandcamp.com) ou mergulhem nas crates à procura do LP O Mundo é Meu e enriqueçam um pouco a vossa dieta. BW Jack é um MC de mão cheia de ideias e muitas palavras que neste disco abre a alma para deixar sair uma torrente de imagens.
 
Importa agora falar de A Memória de Futuro, auto-edição dos próprios (não se tinha já falado por aqui de super-poderes) que traduz um longo percurso, feito de palcos, feito de escrita de rimas, feito de muitas horas passadas a aprimorar beats e rimas em estúdio.
 
Os Bling Projekt cruzam o que de melhor se consegue ao vivo em termos de orgânica humana ao serviço do groove com aquela química particular que só se consegue desenvolver em estúdio, tratando samplers e gira-discos e computadores como as máquinas de um laboratório científico, sempre em busca da batida perfeita, do scratch mais musical, da linha de baixo mais significativa.
 

Rimas, funk, grooves diversos, hip hop: as coordenadas são óbvias, o percurso que Bling Projekt e BW Jack fazem a partir delas nem por isso. Com participações de Da Chick, Sam The Kid ou Vinil, este álbum de estreia do super grupo formado por BW Jack, Avishay Back e Dj X-Acto é uma lufada de ar quente nesta temporada Outono/Inverno, capaz de aquecer a alma como um copo de chocolate quente. Nâo acreditam? Ora carreguem lá no play...
 
SINGLE: CRIME, DISSE ELA ft DA CHICK

CONCERTO APRESENTAÇÃO: DIA 15 Novembro, Clube Ferroviário (Lisboa)
 

Sem comentários: