segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

NO SALÃO BRAZIL














NORBERTO LOBO E JOÃO LOBO SEXTETO AO VIVO NO SALÃO BRAZIL, COIMBRA
Terça, 16 de Dezembro, 22h00

A Norberto Lobo e João Lobo junta-se um quarteto de nomes firmados, fundamentalmente no campo do jazz, que os acompanhará em alguns - poucos - concertos exclusivos em Portugal.

Norberto Lobo & João Lobo são cúmplices musicais de longa data, tendo editado o seu álbum de estreia ‘Mogul de Jade’ em 2013 na Mbari. O disco e o seu espectáculo ao vivo tem angariado entusiasmo genuíno graças ao lirismo patenteado do estilo de guitarra do Norberto, aqui em eléctrica, e o trabalho tonal singular e texturalmente rico e diverso do baterista do campo do jazz João Lobo.
 
Norberto Lobo é um talento ímpar na música portuguesa e os motivos são evidentes: uma abordagem completamente nova e pessoal à guitarra, em que mistura a herança da música tradicional com sonoridades do jazz, do blues e da world music, sem nunca se comprometer com qualquer destes estilos e fiel apenas à sua inspiração. Misto de improvisação e composição, as suas melodias seduzem frequentemente pelo misticismo que exsudam (principalmente nas atuações ao vivo, onde contactamos de forma mais imediata com a sua verdadeira essência), transfigurando a sua figura franzina num xamã dotado de poderes ocultos e acesso a verdades há muito arredadas da nossa perceção.

A recente colaboração com o baterista João Lobo não é certamente alheia. Amigo de longa data do clã Lobo, tendo já gravado o álbum Norman com Norberto e o seu irmão Manuel, João Lobo é atualmente um baterista jazz de qualidade reconhecida pelos grandes vultos deste estilo musical, com quem já colaborou, como Enrico Rava ou Carlos Bica. Tal como Norberto Lobo, é dono de um estilo dotado de enorme liberdade, difícil de rotular e por isso maleável e facilmente adaptável a qualquer melodia.
 
guitarra acústica, guitarra elétrica, baixo elétrico: Norberto Lobo
bateria: João Lobo
Fender Rhodes, piano: Giovanni di Domenico
violino, trompete: Ananta Roosens
clarinete, clarinete baixo: Jordi Grognard
voz, eletrónica: Lynn Cassiers

Sem comentários: