quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

HORAS VAGAS EDITAM EP
















Os Horas Vagas surgem após várias conversas entre dois amigos que gostam de música e que gostariam de lhe acrescentar algo mais, com a ideia de formar uma banda para começar a pôr em prática a esse sonho, assumindo tocar música rock e originais cantados em português.

Banda de originais, oriundos da Margem Sul – concelho do Seixal, tentam transportar para os seus dias a força do Rock Português das décadas de 80, tempo do Boom do rock português, cantado em português, em que a sua região foi uma das maiores impulsionadoras, devido às características operárias sobretudo pela localização de grandes zonas industriais. São para eles importantes referências para o seu trabalho (UHF, Xutos e Pontapés, Censurados, Peste e Sida), pois começam a interpretar musicas para as pessoas, falando de problemas reais, tornando mais agressiva a forma como se interpreta as canções, numa vertente Punk Rock e de intervenção.

Desta forma surge, naturalmente, a denominação de Horas Vagas – Rock Operário, pois as suas letras reflectem a luta operária do período pós Abril e das bandas Rock, que em 80 começaram a falar, nas suas canções, dos problemas concretos das pessoas.

Assumem, por isso, uma forma de estar permanentemente interventiva em relação aos problemas que
os afectam no dia-a-dia, pretendendo pôr as pessoas a pensar e a intervir nas decisões sociais e politicas como um facto normal de cidadania, a despertar novas consciências, pois um artista para eles tem a responsabilidade de ter e marcar uma posição, e eles não se esquivam nem se escondem.

A sua estreia ocorreu no dia 21 de dezembro de 2012 no bar Live Act Lounge, num espectáculo incluído nainiciativa “Noite Solidária”. No ano de 2013 estiveram no Espaço Cine Incrível, Festas de Amora e Festa do Avante! Em 2014 o ponto alto surgiu com a participação nas Festas de Corroios – 1a parte de UHF. Isto entre os cerca de 60 concertos nestes 2 anos de existência.

Neste início de ano, terminaram o trabalho que se iniciou em outubro do ano passado, em que estiveram a gravar um primeiro avanço, que reflete parte do seu percurso destes 2 anos, 6 temas que o seu público acarinhou desde a primeira hora.

O EP chama-se “Puxa por Ti!” (edição digital – para já – e de autor) foi gravado no RockEstúdio,produzido pelo Pedro Madeira dos Alcoolémia e com masterização WRecords do Wilson dos More Than a Thousand.

Os Horas Vagas são: Carlos Pepe (voz), Francisco Rosário (guitarra eléctrica), Manelito (Alcoolémia) (guitarra solo), Hélder Lourenço (baixo eléctrico), Lourenço Rosário (guitarra ritmo) e Zé Nobre (bateria).

Sem comentários: