quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

MÍSIA APRESENTA “DELIKATESSEN CAFÉ CONCERTO” EM BRAGA














“Delikatessen Café Concerto” traz Mísia de volta aos álbuns e, pela primeira vez, ao palco principal do Theatro Circo (6 de Março, 21h30) para um concerto inserido no ciclo “Luluzinha: Menino não Entra!”.

Dona de um papel ativo na revolução do fado contemporâneo, para este trabalho Mísia convidou nomes provenientes dos vários pontos cardeais da música. Da interacção com músicos como Adriana Calcanhotto, Iggy Pop, Dead Combo, The Legendary Tigerman ou Melech Mechaya resultou o que Mísia define como «um menu de canções».

Da “ementa” que, ao vivo, a cantora serve acompanhada pelo piano de Fabrizio Romano constam dois fados, canções em espanhol e francês e a recuperação inédita de um tema de Tony de Matos e de outro de Max.

«A ideia e a vontade do repertório «Delikatessen Café Concerto» funciona como uma refeição mágica onde podemos encontrar (saborear) as canções que eu adoro, originárias de diferentes culturas, épocas ou géneros, mas que proporcionam sensações de uma essencialidade e de um “gosto” musical muito forte», explica Mísia.

Mísia foi uma das responsáveis pela revolução no meio do Fado, não só através de textos de poetas contemporâneos, que escreveram especialmente para a sua voz como José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Lídia Jorge ou Vasco Graça Moura mas também por criar uma sonoridade própria ao trazer para o fado, instrumentos como o violino, acordeão e o piano.

Uma das mais internacionais artistas portuguesas, foi distinguida com a Ordem de Oficier des Arts et des Lèttres pelo Governo Francês em 2011, depois de já ter recebido a Ordem de Mérito Civil em Portugal. Nesse mesmo ano, recebeu em Florença o Prémio Gilda no 33° Festival Cinema e Donne pela sua participação no filme «Passione» dirigido pelo actor e realizador John Turturro. Em 2012, Mísia foi ainda galardoada com o Prémio Amália Rodrigues na categoria “Divulgação Internacional” pelo seu trabalho além-fronteiras.

Ingressos, a 15 euros, disponíveis em www.theatrocirco.bilheteiraonline.pt, na bilheteira do Theatro Circo, lojas Fnac e estações CTT aderentes.

Sem comentários: