quarta-feira, 1 de abril de 2015

CAIXA RIBEIRA









Novas Confirmações:

António Pinto Basto
Rodrigo
António Pelarigo
Cátia Garcia
Cláudia Madur
Pedro Galveias
Rosita

12 e 13 de junho, Ribeira do Porto


Palco Caixa, Palácio da Bolsa – Pátio das Nações e Salão Árabe, Mercado Ferreira Borges, Hard Club 1 e 2, Igreja de São Francisco, Fado à Janela, Barco no Douro, Cave no cais da Estiva, Antiga Junta de Freguesia de São Nicolau.

A Primavera, estação da 1ª Edição do Caixa Ribeira, já chegou, e com ela chegam também novas confirmações para 2 dias de celebração do Fado e da Ribeira do Porto.


Alentejano, António Pinto Basto desde cedo que se afeiçoou às coisas da música, começando a cantar em festas particulares desde a adolescência. Em 1988 gravou o seu primeiro LP, “Rosa Branca”, um êxito brutal que antecedeu os dois seguintes, “Maria” e “Confidências à Guitarra”, que colocaram António Pinto Basto no topo da música nacional, posição que mantém até aos dias de hoje. Com mais de 40 anos de Carreira, vem ao Caixa Ribeira cantar os seus grandes êxitos.


Aos 18 anos Rodrigo já fazia sucesso em programas de Televisão com o seu grupo “Os Cinco Reis”. Foi para França, mas rapidamente voltou puxado pela sua paixão pela música, e até hoje já gravou trinta e seis LPs, na sua maioria discos de ouro, o que comprova bem o sucesso das suas composições. Divulgador do Fado um pouco por todo o mundo, terá no Caixa Ribeira mais um palco de peso.


Rosita é outro dos nomes confirmados. Começou cedo no teatro, mas era na voz que tinha toda a sua estrelinha. Entra no Coro do Clube Ferriano do Porto e chama de imediato a atenção do Maestro Resende Dias que a levou para a Emissora Nacional. A partir daí não mais parou. Conta com várias edições na sua carreira, com composições de grandes nomes da música nacional como José Cid - que com José Guimarães escreveram “Olá Lisboa” um dos principais êxitos da artista – António Sala, Tozé Brito, entre outros. Gaiense de gema e ‘Tripeira’ por afinidade, como gosta de se assumir, estará também no Caixa Ribeira.

Os três juntam-se à já anunciada Florência para completar o cartaz do palco da Escadaria da Igreja de São Francisco, o palco Festival.

Avesso à gravação de discos, António Pelarigo tem feito a sua carreira ao lado de grandes nomes do Fado. Participou na antologia “O meu triste Fado” ao lado de artistas como Fernanda Maria, Fernando Maurício e António Mourão, e privou com vultos como Amália Rodrigues, Carlos Zel e João Ferreira-Rosa. Em 2014, José Cid apostou nele e, 20 anos depois do último disco, edita agora o álbum homónimo que o traz de volta aos grandes palcos.

Nascida no Porto, Cátia Garcia pode orgulhar-se de já ter sido Amália no Musical de Filipe La Féria, provando que as suas qualidades vocais são inegáveis. Esteve presente no espetáculo de Encerramento do Porto Capital Europeia da Cultura em 2001, e logo depois editou o seu primeiro disco “À procura do Fado”. Com uma vida preenchida pelo espetáculo, promete um dos grandes concertos no Caixa Ribeira.

Com 6 anos de idade, Cláudia Madur entrava na Casa da Música de Baião para seguir o seu sonho. Aprendeu Clarinete e Piano, mas a Voz era o seu melhor instrumento. Mais tarde, entrou na Faculdade de Psicologia e na sua tuna teve a oportunidade ouro para mostrar o seu potencial. Como solista, deu a voz à versão de “Barco Negro” de Amália e conquistava todos os palcos por onde passava. Em 2009 editou “Fado sem Tempo” que a levou a mostrar a sua voz aos quatro cantos do mundo.

Estreou-se com 8 anos e fez carreira a cantar em diversas Casas de Fado de renome. Venceu inúmeros concursos ainda jovem, o que lhe valeu a alcunha de “O Papa Taças”. Ganhou por duas vezes a Grande Noite do Fado, a Infantil e a de Seniores, provando o talento da sua voz. Já com 30 anos de Fado na voz, Pedro Galveias editou em 2012 o seu último disco, “Loucuras de um Fado”.

Os quatro compõem o cartaz de mais um palco do Caixa Ribeira, na Antiga Junta de Freguesia de São Nicolau.

O bilhete único para os dois dias tem o preço de 28€, passando a 35€ nos dias do Festival, sendo que os clientes da Caixa terão um DESCONTO de 10% na compra de bilhetes com cartão da Caixa no Palácio da Bolsa. Deverá ser trocado pelo próprio, nas bilheteiras do Festival sediadas no Palácio da Bolsa, a partir de dia 11 de junho. Pulseira essa que dará acesso a todos os espaços do Festival até ao limite de lotação de cada um.

Mais novidades a anunciar brevemente.


Já confirmados:

António Laranjeira, António Pelarigo, António Pinto Basto, Camané, “Cantar é Rezar” (Carmo Moniz Pereira, Francisco Salvação Barreto, Matilde Cid), Carminho, Carolina, Cátia Garcia, Cidália Moreira, Cláudia Madur, Fábia Rebordão, FF, Filipa Cardoso, Florência, Frei Hermano da Câmara, Gisela João, Jorge Fernando & Cia., José Gonçalez, Júlio Resende, Katia Guerreiro, Kiko, Liana, Mara Pedro, Marco Rodrigues, Maria Ana Bobone, Maria da Fé, Pedro Galveias, Raquel Tavares, Ricardo Ribeiro, Ricardo Ribeiro & Rabih Abou-Khalil, Rodrigo, Rodrigo da Costa Félix, Rosita, Sandra Correia.

Locais de venda:
www.blueticket.pt - Call Center 707 780 000, lojas FNAC, lojas Worten, El Corte Inglês (Lisboa e V. N. Gaia), Centros Comerciais Dolce Vita (Amadora, Porto, Vila Real, Ovar, Coimbra e Funchal), CC MMM, CC Mundicenter, CASINO Lisboa, Galeria Comercial Campo Pequeno, ABEP, Estações de Correios,www.ctt.pt, lojas Media Markt, Turismo de Lisboa, www.ticketline.pt - Reservas e informações 1820 (24 horas)

Sem comentários: