quarta-feira, 27 de maio de 2015

SHHPUMA NO SERRALVES EM FESTA




















A convite da Fundação de Serralves a editora Shhpuma estará representada com 4 projetos na edição de 2015 do Serralves em Festa :Filipe Felizardo, Simão Costa, Coclea e OZO.~

A propósito da ocasião  a editora celebra a próxima edição Shhpuma com o disco de estreia do projecto OZO - A KIND OF ZO. O concerto de lançamento acontece no próximo dia 30 de Maio pelas 16h no Auditório de Serralves.

Paulo Mesquita
Piano preparado
Pedro Oliveira
Bateria preparada

01 String Strip
02 Paralell
03 Lens flare
04 Z for Two
05 Short story
06 Ozo
07 Landscapes
08 Wind

O que acontece quando um pianista clássico, que gosta de jazz e de música improvisada (Paulo Mesquita) se junta a um baterista proveniente da pop, mas com um especial interesse pelo experimentalismo electroacústico (Pedro Oliveira)? Acontece o que ouvimos neste tão surpreendente quanto cativante disco de estreia do duo OZO. Não se pense, porém, que o que apresentam é o simples cruzamento do que já antes faziam: a música resultante demarca-se da especialização de Mesquita na linguagem e nos processos de certa música erudita Americana ou do que ouvimos de Oliveira com o já bem conhecido grupo Peixe:Avião e na sua colaboração com Old Jerusalem. É outra coisa, tão outra que desafia quaisquer catalogações. O foco está no ritmo, mas, se por vezes parece que estamos a ouvir The Bad Plus, não se trata propriamente de jazz. Os temas seguem o formato da canção, mas se tal significa que há afirmativas abordagens melódicas o destaque vai para o trabalho harmónico. Por sua vez, os desenvolvimentos narrativos e a permanente dramatização sonora remetem-nos para Erik Satie e para os impressionistas e, no entanto, trata-se de algo que só poderia existir nos dias de hoje. O que é então? É OZO e basta dizer isso…


Serralves em Festa 2015

Sem comentários: