quinta-feira, 24 de setembro de 2015

PÉ NA TERRA EM CONCERTO SOLIDÁRIO











Os Pé na Terra continuam a celebrar os seus 10 anos de carreira dedicados à música de raiz com concertos por Portugal onde apresentam os temas mais marcantes da banda e introduzem os novos sons e sentires do disco editado este ano “Sarilho”.

Assim, no âmbito da exposição patente na Fundação A Lord intitulada O linho: cultivo, transformação e utilização, a banda foi convidada a actuar no Auditório no dia 26 de Setembro, pelas 21h30. A exposição dá testemunho, também, do linho como motivo inspirador na literatura e na música fazendo os Pé na Terra exemplo disso com o seu “Sarilho”.


Exposição O linho: cultivo, transformação e utilização
Ao organizar a exposição O linho: cultivo, transformação e utilização, a Fundação A LORD pretendeu mostrar que o saber fazer das gerações passadas deve ser reavivado como estímulo para as gerações atuais.

É interessante recordar que desde a preparação do solo para receber as sementes até à obtenção das fibras – tomentos, estopa e linho – é exigida uma sequência de tarefas que põem em jogo conhecimentos transmitidos ao longo do tempo.

Estes conhecimentos são evocados, na exposição, através da mostra de todos os instrumentos fabricados manualmente, que já por si encerram muito desse saber que é utilizado nas diversas fases do cultivo e transformação do linho. O ripo, a espadela e o espadeladouro, o sedeiro, a roca e o fuso, o sarilho, a dobadoira, a urdideira, o tear, entre outros, impõem-se como meios imprescindíveis para a obtenção do linho.

Concerto solidário

Os Pé na Terra actuam no dia 3 de Outubro, num concerto solidário que visa angariar fundos para comprar uma cadeira de rodas eléctrica para Fátima Henriques que sofre de Paraplegia Espástica Hereditária. O concerto realiza-se pelas 21h30 no Auditório da Junta de Espinho e conta também com a actuação dos Orion Shamanic Drums.

Fátima Henriques é uma jovem de 26 anos, que sofre de Paraplegia Espástica Hereditária, uma doença que se traduz na perda de controlo e sensibilidade dos membros inferiores que impossibilita o andar. O evento é organizado pelo grupo cívico Geração Espinhense à Rasca.

Os bilhetes custam 5 euros e podem ser adquiridos no local no dia do concerto ou por reserva através do telefone 917157923. Os donativos para a compra da cadeira, também podem ser feitos para:
NIB: 0007 0000 0020 4780 1932 3 
IBAN: PT50 0007 0000 0020 4780 1932 3 ( se estiver no estrangeiro)

AGENDA 2015

Setembro
26 – Fundação A Lord_Paredes - 21:30

Outubro
3 – Auditório da JF de Espinho - concerto solidário – 21:30
10 – Folk na Boiça – Figueira da Foz

Novembro
27 - Castillo de Fuensaldaña - 20:30 h – Valladolid - Espanha
28 - Aula-Museo - 19 h – Valladolid - Espanha
29 - Teatro San Francisco de León - Espanha

Sem comentários: