quarta-feira, 27 de abril de 2016

A CHARANGA COM NOVO REGISTO







A Charanga está prestes a lançar o seu segundo LP "Tribut'ó Ti Tobias", com lançamento marcado para Maio de 2016, e lança já um 3 em 1: novo teledisco, novo single e campanha de financiamento do novo álbum.

Sobre o novo álbum "Tribut'ó Ti Tobias"

Partindo da ideia de homenagem, presta-se tributo a todos os que constroem e construíram a música ibérica (se é que ela existe). O álbum inclui clássicos da dita música tradicional revirados do avesso, tributos à sopa de feijão, desgarradas, uma homenagem ao emigrante do século XXI e muitos outros. O trabalho está já em fase de produção sendo que a edição física do CD estará pronta em Maio de 2016. O grande lançamento será no dia 21 de Maio, em Almada.

Sobre a Charanga:

A Charanga é um projecto de criação e performance musicais. Na era digital e cultura actual, usam computadores, beatboxes, sintetizadores, ferramentas virtuais e influências musicais globalizadas, mas também o tambor, a gaita-de-fole, o violino, a D. Ermelinda que canta a Moda da Ceifa e os adufes. O repertório é maioritariamente original, sendo complementado com variações, versões e deambulações inspiradas nas construções melódicas, harmónicas e rítmicas do cancioneiro popular português e galego.

A Charanga foi vencedora dos prémios Megafone/SPA 2014 organizados pela associação Megafone5 - João Aguardela e atribuído por um diverso painel de júris composto pelas seguintes personalidades: Luis Varatojo (Músico), Pedro Gonçalves (Crítico de Música da Time Out), Ricardo Alexandre (RTP/Antena1), Jorge Cruz (Músico), Fausto da Silva (Rádio Universidade de Coimbra), Raquel Bulha (Antena 3) e Luís Ferreira (Director do Festival Bons Sons). Ao longo da curta carreira da Charanga foram também várias as referências, entrevistas e presença em vários programas, jornais e rádios de referência (Antena 3, RDP, Terra Pura, Radio 3 Espanha (rTVe), Radio Nacional Belga, Rádio Universitária de Coimbra, Mundofonias, jornal i, Público, Ípsilon, TSF, canal Q, RTP, SIC etc). Deram espectáculos um pouco por todo o país e em Espanha em auditórios municipais e outros locais de espetáculo de referência. E participámos em festivais do circuito da música e cultura portuguesas (Andanças e Festa do Avante - 2010 / Outonalidades e Salva a Terra – 2011,2013 / L Burro e l Gueiteiro – 2012 / Iberfolk - 2013 / Festival Terra Transmontana e Festival Bons Sons 2014, etc). Publicámos vários registos - EP "Electrónica Cá da Terra" (2009), EP “TransBorda” e LP “Borda Tu!” (2013).

Discografia: https://charanga.bandcamp.com

Website: www.charanga.pt

CAMPANHA DE FINANCIAMENTO DO NOVO ÁLBUM (só até 30 de abril!)
 

Sem comentários: