sexta-feira, 26 de agosto de 2016

JAZZ AO LARGO EM BARCELOS








De 9 a 30 de setembro, trompetes e contrabaixos voltam a invadir as ruas de Barcelos na 1ª edição do Jazz ao Largo, um ciclo de concertos gratuitos a acontecer às sextas-feiras do mês, pelas 22h. O Largo Dr. Martins Lima, em frente ao Teatro Gil Vicente, vai acolher grupos e músicos nacionais e internacionais de renome num acontecimento único levado a cabo pela Associação Burgo Divertido em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos.

De talentos locais, como o baterista Alexandre Coelho, a figuras incontornáveis do panorama artístico nacional como o trio TGB - Tuba Guitarra e Bateria que conta com Sérgio Carolino, passando pela big band Ensemble Super Moderne – uma equipa de oito músicos, com ligações à Associação Porta Jazz e cujo processo criativo experimental se assemelha a um laboratório -, no final do verão Barcelos será ponto de passagem obrigatório para os amantes deste género musical.

O ciclo terminará da melhor forma possível, com a atuação de uma das mais conceituadas bandas de jazz rock contemporâneo: os britânicos Get The Blessing, cuja principal inspiração coletiva é o mítico saxofone de Ornette Coleman. Em 2008, a banda ganhou o prémio de Melhor Álbum nos Jazz Awards da cadeia BBC (British Broadcasting Corporation), com o trabalho “All is Yes”. Nada de surpreendente, se se pensar que falamos de músicos que já trabalharam diretamente com algumas das maiores lendas vivas musicais do século XXI, nomeadamente Peter Gabriel, Radiohead ou Portishead.

A programação da 1ª edição do Jazz ao Largo, cuja direcção artística está a cargo do músico Pedro Oliveira, reúne assim várias gerações e tendências do jazz atual produzido dentro e além fronteiras. O Jazz ao Largo pretende ser uma forma de divulgação musical e uma oferta à cidade de Barcelos, devolvendo a cultura gratuita, e em particular o jazz, ao espaço público. Fortemente dotado de uma componente didática, o festival promove, por isso, para além dos concertos, um workshop de entrada livre dirigido a músicos profissionais ou amadores com Sérgio Carolino, Mário Delgado e Alexandre Frazão.

Sem comentários: