sábado, 25 de fevereiro de 2017

BERLAU COM NOVO TRABALHO

Berlau III’ é o mais recente trabalho de Berlau. Berlau é um projecto sonoro do guitarrista Fernando Ramalho, baseado em Lisboa, que se move através de diversos campos experimentais da música e da produção sonora, da exploração do drone aos field recordings ou à improvisação livre, procurando criar uma linguagem própria na abordagem da guitarra eléctrica.

‘Berlau III’ busca inspiração na tradição dos blues, procurando construir uma banda sonora para lugares imaginários na literatura.

O álbum está disponível em formato digital no Bandcamp –http://berlau.bandcamp.com/album/berlau-iii – e numa edição limitada em K7, entretanto praticamente esgotada.

Uma breve apresentação de ‘Berlau III’:
O desejo de fuga foi sempre uma parte importante do universo utópico dos blues. Um eloquente exemplo disso são os versos que abrem a magnífica canção «Down the Dirty Road Blues», gravada por Charley Patton em 1929: «I’m goin’ away, to a world unknown / I’m worried now, but I won’t be worried long.» A esperança no desconhecido, seja outra cidade, outro país, a nação índia, ou mesmo a morte, é a outra face da deserção de um quotidiano demasiado angustiante. Também em tantos livros que nos povoam a memória, a opção dos autores pela imaginação de lugares inexistentes parece seguir essa mesma lógica: o mundo real é insuficiente para as palavras que queremos dizer, para os cenários em que nos queremos mover, para as personagens que queremos ser. O que aqui se procura esboçar é uma possível banda sonora para uma viagem por alguns desses lugares imaginários.
 

Sem comentários: