quarta-feira, 1 de março de 2017

FRANCISCO SILVA E OS 25 ANOS DO SANTOS DA CASA





















O Santos da Casa, programa de música portuguesa da Rádio Universidade de Coimbra, que vai para o ar todos os dias entre as 19 e as 20h, em 107.9 ou www.ruc.fm, festeja em 2017 as suas bodas de prata. Tal como Amália Rodrigues também nós não sabemos qual o dia do nosso nascimento. Porque a RUC faz anos a 1 de março, a dupla que “aguenta” os Santos da Casa (Fausto da Silva e Nuno Ávila), convencionou ser esse o dia do nascimento do programa.

Para assinalar tão garbosa data os dois santos convidaram alguns amigos, que com o seu talento e veia artística têm nos últimos anos dado um contributo gigante à música portuguesa, para escreverem umas singelas linhas, relatando a sua relação com o programa da RUC. E como quase todos eles são mais santos que os santos, a acompanhar enviaram imagens santificadas. Durante os próximos tempos vamos andar babados.

O primeiro desta lista é Francisco Silva, conhecido no meio artístico como Old Jerusalem, projeto que iniciou atividade em meados de 2001.

"O início de Old Jerusalem, que coincidiu também, grosso modo, com o início da Bor Land (a editora independente que lançou os primeiros discos da banda), foi um período rico em muitos aspectos: foi um período de aprendizagem, de descoberta, de exploração e - extremamente importante - de procura e estabelecimento de relações com gente que partilhasse o mesmo interesse apaixonado que tínhamos pela música e pelas minudências da sua criação, de "cúmplices" para aquilo que pretendíamos fazer e partilhar.

A este nível, lembro-me perfeitamente da importância que o Rodrigo Cardoso dava a um programa de rádio da RUC dedicado à música feita em Portugal, já na altura "veterano" e conduzido por 2 figuras que me foram apresentadas como "heróicas" pela sua persistência e resistência num contexto radiofónico e musical que nunca foi favorável aos poucos "tresmalhados" que se recusavam a afinar pelo diapasão do "mainstream".

O programa era o Santos da Casa, e os "personagens" os incansáveis Fausto da Silva e Nuno Ávila. Conhecê-los em pessoa foi um prazer porque além de ávidos conhecedores do panorama musical são excelentes indivíduos. Saber que continuam a ouvir com atenção e divulgar o que deste lado vamos fazendo é reconfortante e um grande estímulo.

Parabéns pela incaracterística longevidade, Santos da Casa! Continuem a boa luta! :-)"

Francisco Silva (Old Jerusalem)

PS: O desenho é da autoria de Joel Ferreira

Sem comentários: