segunda-feira, 27 de março de 2017

WHY PORTUGAL NO LAB FESTIVAL









WHY PORTUGAL EVENT
no Westway LAB Festival 2017
5 a 8 de abril
CENTRO CULTURAL VILA FLOR, GUIMARÃES

A Associação Empresarial WHY Portugal apresenta, em parceria com o Westway LAB Festival, a pré-edição do WHY Portugal Event em Guimarães, no Palácio Vila Flor, de 5 a 8 de Abril de 2017.

Este cluster da música portuguesa e plataforma de internacionalização da mesma, colabora com o Westway LAB na sua vertente de conferências PRO para a realização da edição zero ou pré-edição do WHY Portugal Event, um evento idealizado como missão inversa para a exportação da música portuguesa.

Tendo como um dos alicerces a partilha de conhecimento através de eventos, conferências e plataformas desenvolvidas através de relações internacionais com profissionais ou ramos de consultoria dos maiores eventos profissionais de música à escala global, tais como o Eurosonic, a WOMEX, ou o SXSW, entre outros, o WHY Portugal Event visa atrair a Portugal este mesmo conhecimento desenvolvendo relações de trabalho com estes e outros eventos.

Nesse sentido, o WHY Portugal Event traz a Portugal vários oradores internacionais de referência para uma série de sessões em formato de mesa redonda (roundtable) que decorrem em paralelo à restante programação profissional da conferência da 4.ª edição do Westway LAB PRO - programa completo das conferências disponível no seguinte link: http://bit.ly/2nEwHXp.

Um dos destaques do WHY Portugal Event é a organização de uma sessão especial nesta edição do Westway PRO dedicada aos festivais norte-americanos SXSW e SXSW Film que tanto se têm destacado junto da opinião pública portuguesa e que, na sua edição de 2017, acolheram várias start-ups e artistas nacionais. Esta debruça-se sobre o ponto de interseção da música com o cinema e traz a Portugal dois oradores do festival SXSW: Mirko Whitfield (SXSW EMEA & Asia) e Claudette Godfrey (SXSW Film) para uma palestra sobre a internacionalização da música através do cinema.

Abaixo segue a lista de todas as Parallel Sessions do Westway PRO, integradas no WHY Portugal Event promovido pela Associação Empresarial WHY Portugal a decorrer no Palácio Vila Flor, Guimarães, de 6 a 8 de abril:

QUINTA 06
12h00 - O que é a supervisão musical?
Markus Linde, da Thag’s Agent (ALE), discute uma atividade profissional que é, até à data, pouco conhecida em Portugal – e a relevância do seu desenvolvimento no que diz respeito à promoção de conteúdos locais através da sincronização.

15h00 - O que é a edição musical?
O que é a edição de música? O que é que os editores fazem? Porque é que editar é uma ferramenta tão importante na internacionalização? O que é que representa para artistas e empresas?

16h30 - Mesa redonda de novas tecnologias
Sampling de Música e a Revolução do Direitos Derivados e como se preparar para isso. Com Tom Silverman (New Music Seminar /Tommy Boy / Sound Exchange).

SEXTA 07
12h00 - Interseções convergentes: o local vai global / o global vem a Guimarães
Música, Filmes, Blogging, Comida, Fotografia, Mesa Redonda de Fotografia, com o homem renascentista Edward Pond, de Toronto, Canadá.

15h00 - DIYRP
Anastacia Connor, da editora de Edimburgo Song, By Toad fala sobre como lidar com os RP, através da perspetiva do artista ou da editora independente, no contexto da internacionalização do artista.

SÁBADO 08
12h30 - A importância da educação musical
Onde a Educação Musical se encontra com a indústria. Um case-study holandês: Artez.nl

Sem comentários: