quinta-feira, 22 de junho de 2017

SAMPLADÉLICOS COM NOVO DISCO



















Em 2016, os Sampladélicos não se deixaram cair em Tradição com a edição física de um CD pela NOS Discos. Agora, um ano depois, voltam com “Cavalo de Tróia”, um trabalho mais combativo, onde as memórias podem de facto ser dançáveis e os encontros musicais virtuais gerarem um impacto ainda maior.

Este segundo disco “Cavalo de Tróia” será disparado pela editora Azul de Tróia, fazendo jus ao nome e mantendo bem vivo o registo natural de Sampladélicos, que continuam a moldar as gravações vídeo do projecto “A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria” para fazer os seus vídeo/temas sem mais aditivos.

A dupla audiovisual em questão, Tiago Pereira, realizador e mentor do projecto “A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria” (MPAGDP) e o músico Sílvio Rosado, demonstra bem o que é tradição oral e remistura - cruzando polifonia minhota com mandos de chamarritas, violas da terra com cante Alentejano e poetas populares algarvios com bombos da Beira Baixa, de uma forma bem vísivel, uma vez que todos os elementos dos vídeos estão síncronos com o áudio, podendo assim mostrar, para além de música, geografias e territórios que fazem parte de uma paisagem em constante transformação.

Com o lançamento do disco previsto para Outubro, os Sampladélicos irão estar até Agosto (altura do seu grande concerto de lançamento antecipado no Festival Bons Sons) a dar-nos um cheirinho do que aí vem, lançando por mês um vídeo/tema.

Neste segundo vídeo que aqui apresentamos, “Mali do Milho Grosso”, vamos às origens da Beira Baixa da Celeste Rodrigues misturando-as com a Viola da Terra dos Açores do Rafael Carvalho, a viola espacial do Filho da Mãe, a bailarina Francisca Irina e a Mariana Maria da gare de Ourique, entre outros.

A composição deste vídeo/tema foi feita a partir dos seguintes vídeos ( arquivo da MPAGDP):

Celeste Rodrigues – Canções da Beira Baixa, “Milho Grosso” e “Luzia, Santa Luzia”
Filho da mãe – “Mali Provisório”
Rafael Carvalho – “Origens”
Francisca Irina – Paisagem Sonora Bailarina com Guizos e Máquinas de Construção e cidade
Entrevista com Mariana Maria

Para mais informações, pff consulte https://sampladelicos.wordpress.com
  

Sem comentários: