terça-feira, 31 de outubro de 2017

NOVO SINGLE DE CARLUZ BELO




















Facebook | YouTube | WebSite | Instagram | Spotify

Carluz Belo apresenta o seu segundo single “Ao Virar de Cada Esquina”. Com letra & música de sua autoria, o músico evoca introspeção e esperança, através da força que reside na vulnerabilidade de cada um. Nesta balada pop, Carluz faz uma viagem pelas fragilidades da sua infância, sempre focado na inquebrável força de espírito que o fez superar qualquer momento menos bom. O lançamento do single + vídeo oficial ocorre a 6 de Novembro de 2017.

A pop minhota de Carluz Belo respira por entre as árvores do Pinhal de Ofir. Foi aos 18 anos que o músico natural da Vila de Fão (Esposende - Braga) decidiu aprender a harmonia escondida nas teclas do piano, de forma autodidata, para materializar as melodias que lhe vinham ao espírito, muitas vezes com poemas já incluídos. Apesar da presença familiar da guitarra portuguesa nos braços do avô paterno Mário Belo desde a infância, foi apenas no clube de teatro da escola secundária que sentiu pela primeira vez a paixão pelas artes de palco. A par da experiência académica na Faculdade de Belas Artes do Porto, onde se licenciou em design gráfico, ingressou em vários projetos musicais locais, que lhe permitiram pela primeira vez apresentar-se ao público enquanto músico e arrecadar alguns prémios como compositor.

Um dos momentos mais marcantes da sua vida universitária foi a sua apresentação como solista do coro “Gospel Rhythms Society” da Coventry University, no seu espetáculo de Natal de 2005, no Reino Unido. Esta estadia nas Ilhas Britânicas pelo programa Erasmus, foi basilar para o ajudar a compreender o sentido da sua Portugalidade e o desejo de se tornar músico por inteiro. Em 2006 rumou a Lisboa para aprender Produção Musical. Em 2008 foi convidado a participar no 44º Festival RTP da Canção como produtor e cantautor, onde apresentou o tema “Cavaleiro da Manhã”, focado na Lusofonia. Mas a sua experiência na capital só se consolida com 3 anos de estudos musicais no JB Jazz Clube, com especialização em voz, pela mão da Prof. Raquel Marques. Em 2012 regressa ao Minho em busca da sua verdade musical. Volta a explorar o seu lado de ator, experimenta ser sonoplasta e produz e apresenta o seu próprio programa de rádio, na rádio local.

Sem nunca deixar de cantar e compor, apresenta em 2014 uma série de concertos de versões com o seu irmão, o teclista Joel Belo. A sua participação no 4º Festival de Música Moderna de Amares – Tributo a António Variações, 2014 – mereceu-lhe o prémio do júri, de melhor versão do Variações, com o tema “Estou Além”. Em 2016 conhece o produtor Pedro Saraiva e juntos começam a explorar mais a fundo a arte do músico. Carluz Belo é constantemente influenciado pelos mais diversos fragmentos musicais, que são muitas vezes filtrados e metamorfoseados pela sua principal e inesgotável fonte de inspiração – o seu lugar de todas as emoções – a Praia de Ofir. Encantado com a diversidade de sabores e aromas que o género “canção” consegue abranger, Carluz persegue o seu fascínio pela música, sempre acompanhado pela língua das rimas de Camões e Variações.


Sem comentários: