quinta-feira, 9 de novembro de 2017

AS GUITARRAS NÃO TÊM SAUDADE









Ciclo de concertos de guitarra

11 NOV - 21h30
FILHO DA MÃE + JOSÉ VALENTE

Segunda noite mágica para descobrir o trabalho único de dois dos melhores músicos de guitarra portugueses

No próximo sábado, a Casa Museu Bissaya Barreto, em Coimbra, volta a abrir-se para a segunda noite do ciclo As Guitarras Não têm Saudades.

A proposta continua a ser simples mas dificilmente repetível: 1 noite, dois concertos, oportunidade única de sentir a paixão do talento de alguns dos melhores compositores e virtuosos de cordas portugueses.

Às 21h30 do próximo sábado, dia 11 de Nov, José Valente e Filho da Mãe são os guitarristas que se seguem

O primeiro a subir ao palco é o músico de Coimbra, conhecido pelo virtuosismo e peculiaridade da sua música marcada pela improvisação e influenciada pelo jazz. José Valente tem um percurso definido por uma difícil coesão no vasto cruzamento de múltiplas formas de expressão artística. Merecedor de vários prémios e formado em instituições como a Kaertner Landes Konservatorium na Áustria e a The New School em Nova Iorque, José Valente encontrou na Viola d’ Arco um meio de acção para uma densa expansão e experimentação do seu pensamento. Afinal o que é um caminho artístico senão uma viagem constante entre as circunstâncias? A pergunta é do próprio músico que se espera re-questionada no concerto do próximo sábado.

 
Rui Carvalho aka Filho da Mãe sobe ao palco de seguida a provar porque o seu nome de guerra é alcunha dada por quem lhe ouviu os dedilhados, as melodias experimentais, a leveza com que quase não toca nas cordas. Dotado contador de histórias que constrói canções como se não soubesse que podiam ter palavras, Filho da Mãe chega a Coimbra com Mergulho (2016), o mais recente trabalho, gravado no Mosteiro de Rendufe, em Amares. O disco aparece como o registo da solidão do guitarrista junto das pedras frias do Mosteiro. Ao ouvi-lo somos nós que ficamos habitados pela solidão dos eremitas, a precisar que nos guie para encontrar o caminho no labirinto escuro que não sabemos se é o do mosteiro, de nós próprios, ou da evidência de que Filho da Mãe é o nome de um guitarrista incrível.


Dia 11 de Novembro, pelas 21h, na Casa Museu Bissaya Barreto.
INFORMAÇÃO SOBRE BILHETES:

Entrada: 8 euros
Morada: Rua da Infantaria 23 - Coimbra

Sem comentários: