sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

WHY PORTUGAL EVENT 2018









Incluído na 5ª edição do Festival Westway Lab em Guimarães
11 - 14 ABRIL, Centro Culturar Vila Flor

O cluster de música WHY Portugal apresenta, em parceria com o Westway LAB Festival, o WHY Portugal Event em Guimarães, no Palácio Vila Flor, de 11 a 14 de Abril de 2018.

Após a sua "edição zero" em 2017, o WHY Portugal Event realiza a sua primeira edição enquanto mostra de concertos, showcases e conferência profissional de música orientada para a internacionalização da música portuguesa.

O WHY Portugal Event associa-se assim ao primeiro showcase festival e conferência profissional de música em Portugal, o Westway LAB, que decorre anualmente há 5 anos no mês de Abril em Guimarães, desenvolvendo um eixo de conferências paralelo ao Westway PRO, focado nas questões da internacionalização.
 
Presença em Portugal de 26 export offices Europeus e 10 festivais internacionais

Através do WHY Portugal Event, o Westway LAB acolhe no nosso país 26 export offices de toda a Europa. Com Peter Smidt, fundador histórico do Festival Eurosonic Nooderslag (Holanda) como keynote speaker, o evento conta ainda com a participação de 9 outros Festivais Europeus: Live at Heart (Suécia), Liverpool Sound City (Reino-Unido), Monkey Week (Espanha), Waves Vienna (Austria), MENT (Eslovénia), Spring Break (Polónia), Sonic Visions (Luxemburgo), C-O Pop (Alemanha) e Linecheck (Itália), estes dois últimos com painéis próprios.

A participação destes festivais no WHY Portugal Event é conseguida através do projeto INES (Innovation Network of European Showcases): um projeto de cooperação a nível europeu encabeçado por oito festivais de showcases internacionais e a Gigmit, uma plataforma digital europeia de agenciamento de artistas.

Primeira reunião da rede EMEE em Portugal

Após a entrada da WHY Portugal na direcção da rede EMEE - European Music Export Exchange, rede europeia constituída por 23 export offices, o WHY Portugal Event em Guimarães acolhe a primeira reunião da EMEE em Portugal, com representantes do Bureau Export (França), Buma Cultuur (Holanda), Initiative Muzik (Alemanha) e muitos outros.

Candidaturas para showcases WHY Portugal Event até 28 de fevereiro

Ainda no âmbito da 1ª edição do WHY Portugal Event, quatro projetos portugueses serão convidados a atuar num novo palco a ser inaugurado nesta 5.ª edição do Westway LAB festival. Esta será uma oportunidade única que os novos artistas têm para se mostrar não só ao público do festival como aos profissionais da indústria musical europeia e mundial que se encontram no evento.

Até ao fim do mês de fevereiro estão abertas as candidaturas para os showcases WHY Portugal Event. As mesmas devem ser submetidas através do link: http://bit.ly/2CEXNRS.

O programa completo WHY Portugal Event será anunciado durante o mês de março sendo que o registo profissional no WHY Portugal Event é gratuito para todos os profissionais do setor da música em Portugal mediante registo prévio através do email: info@whyportugal.org.

Sem comentários: