domingo, 22 de abril de 2018

FESTIVAL SANTOS DA CASA - 3ª SEMANA
















Fantasma Lusitano
Aqui Base Tango
Dia 18 - 22h00
Documentário + Conversa
Após a exibição do documentário conversa sobre o mesmo
Entrada livre

Fantasma Lusitano é um documentário sobre Jorge Bruto, figura icónica do rock'n'roll nacional. Foi a voz dos Emílio e a tribo do rum, é igualmente o único membro original dos Capitão Fantasma e tem ainda no cv os Bruto and the cannibals e os Club Sin.

Um filme realizador por David Francisco e Nuno Calado com o Selo Moopie e Antena 3
 

















Minta & The Brook Trout
abacaria/Teatrão
Dia 19 - 22h00
Bilhete 5€

Francisca Cortesão veste a pele de Minta há dez anos. "Slow", lançado no início de 2016, é o terceiro disco da banda e sucede à estreia homónima de 2009 e a "Olympia" (2012) que foi relançado mais tarde em formato cassete pela Hope For The Tape Deck, de Filadélfia, nos EUA. O ano passado trouxe mais três temas inéditos reunidos no EP digital “Row”. "You", lançado em 2008 pela extinta Naked e co-produzido por Nuno Rafael, tinha cinco músicas. Uma delas, "A Song To Celebrate Our Love" foi lançada também na compilação Novos Talentos FNAC. O projecto a solo transformou-se entretanto em banda, no coração da qual estão as canções sucintas de Francisca Cortesão e os arranjos minimais de Mariana Ricardo.
 
Dez anos depois da estreia em disco, Francisca Cortesão regressa ao formato voz e guitarra para revisitar a sua discografia e privilegiar o contacto directo com o público em concertos mais intimistas


















Monday
abacaria/Teatrão
Dia 19 - 22h00
Bilhete 5€

One é o nome do disco de estreia de MONDAY, projecto liderado por Cat Falcão - metade do duo folk Golden Slumbers. As 10 canções do disco foram escritas por Cat Falcão, muitas das quais durante um período entre discos de Golden Slumbers em que viveu em Londres. Já regressada a Lisboa, a produção foi assumida pelo multi-instrumentista António Vasconcelos Dias - colaborador de Benjamim e FLAK, entre muitos outros. Neste conjunto de canções, partindo das bases e influências folk da Cat, são exploradas novas sonoridades, mais eléctricas e, a espaços, experimentais.
 

















Mathilda
Corredor da RU(
Dia 21 - 19h00
Entrada livre

Mafalda Costa (Guimarães, 18 de Fevereiro de 2000) é uma compositora, cantora e instrumentista portuguesa. Depois de pisar alguns dos melhores palcos do país, como o Festival Paredes de Coura e a Casa da Música, surge o alter ego musical Mathilda. Mafalda refugia-se neste termo, que não é mais do que uma variação do germânico Mahalta, de onde deriva o seu nome, para expor fragilidades, acompanhada ora por um ukulele, ora por uma guitarra eléctrica. Ao vivo, faz-se acompanhar por Diogo Alves Pinto, mais conhecido pela sua one-man band Gobi Bear, que desenvolve arranjos com percussões e guitarra. Em Novembro de 2017, o seu primeiro lançamento "Lost Between Self Expression and Self Destruction" é editado com o selo Planalto Records. Em Janeiro de 2018 foi finalista do reputado Festival Termómetro, organizado pelo Fernando Alvim.

"A primeira amostra musical, Infinite Lapse, mostra uma sensibilidade rara para bordar as cordas e deslizar a voz nas melodias. E isto ainda é só o começo." - Time Out (Aposta para 2018)

"Mathilda tiene sólo 17 años, una voz dulce que recuerda a la de la cantante noruega Aurora y sobre todo, mucho talento por explotar. Tras ‘Infinitive Lapse’, acaba de presentar un segundo tema, ‘Oddest of Things’ y esperamos que 2018 traiga un disco completo de esta artista que promete darnos muchas alegrías." - No Sólo Fado
 

















NO!ON
Corredor da RU(
Dia 22 - 19h00
Entrada livre
NO!ON são dois: Marco Pereira (TatsuMaki; NyX Kaos) e Márcio Alfama (Dead Men Talking, Vanished Into Nowhere), seus passos no circuito da música alternativa portuguesa não são novos. NO!ON nasceram em 2015, mais precisamente no dia 1 de novembro, em Braga, e sua música absorve influências de estilos tão diversos como a eletrónica , o industrial e o experimental. Em 13 de outubro, a dupla lançou o EP 7 (https://noonbandnoon.bandcamp.com/releases) . Este "7". O EP 7 trouxe algumas boas notícias à banda. "Assume My Hate", uma das faixas do EP, foi eleito consecutivamente por 5 semanas o melhor tema na estação de rádio R.U.M.

A boa notícia é que o EP 7 não é acompanhado por um período de pós-abstenção, uma vez que a dupla já tem uma nova versão prevista para Abril de 2018: EP 6. Além disso, em 2018, lançará o primeiro trabalho de longa duração, intitulado "From 7 to 6" que é o resultado da compilação dos dois EPs. Este álbum de estreia também é acompanhado por duas sessões visuais.
 

Sem comentários: