quarta-feira, 18 de abril de 2018

FOLCLORE IMPRESSIONISTA PELA NARIZ ENTUPIDO




















CAMPOS ESPECTRAIS vol. 1 – Who is This, Who is Coming?

Concerto de lançamento
18 de Abril \ 22h30 \ DAMAS

A caixa. A caixa como objecto e como resultado de um exercício de recolha visual e sonora pelo vale do Côa.

O Côa território bem mais amplo do que aquele confinado aos limites da cidade. O vale e as diferenças extremas de cota, o encaixe entre os socalcos e o rio, relações muito diferenciadas em função da altitude, o recortado dos socalcos e ao mesmo tempo uma linearidade nada óbvia que remete para um território transfronteiriço, muito para lá dos limites entre as Beiras e Trás os Montes ou entre Portugal e Espanha. Território amplo, de intrincadas relações, relações essas nem sempre do domínio do tangível.

A caixa que dá a conhecer este universo. Ou antes dá a conhecer um determinado momento, uma forma de o observar e uma tentativa de o interpretar, ou seja a génese de um exercício. Exercício que foi desde o seu início colaborativo da recolha sonora e sua modelação pelos Folclore Impressionista, mas também visual através das fotografias do António Caramelo e dos desenhos do João Fonte Santa, do Xavier Almeida e Pedro Petiz.

"CAMPOS ESPECTRAIS vol. 1 – Who is This, Who is Coming?" foi lançado no Banco, numa instalação sonora preparada para o efeito. Chegou o momento de transportar este universo para o formato de concerto, desta vez nas DAMAS, numa noite que contará com Folclore Impressionista - António Caramelo (theremin e sampler), João Paulo Daniel (sampler e synths) e Sérgio Silva (synths) e um conjunto de convidados - Bruno Humberto (synths e emissores de RF), Carlos Godinho (percussão), Maria do Mar (violino), Miguel Mira (violoncelo), Rui Esteves (modular synth e tapes) e Violeta Azevedo (flauta processada). Durante o concerto, projeções de António Caramelo e após o mesmo DJ set de Sar.

NE003 | Folclore Impressionista | Campos Espectrais Vol. 1 – Who is This, Who is Coming?Composição Folclore Impressionista (João Paulo Daniel, Sérgio Silva and António Caramelo)
Gravações de Campo António Caramelo, João Paulo Daniel
Gravações Hidrofónicas António Caramelo
Mistura e Masterização João Paulo Daniel
Capa João Fonte Santa
Postais António Caramelo
Poster Paisagem Xavier Almeida
Poster Mapa Pedro Petiz
Booklet João Paulo Daniel
Design João Paulo Daniel, António Caramelo, Pedro Petiz and João Castro
Impressão em Risografia Pedro Petiz
Impressão em Serigrafia Gonçalo Duarte
Formato Cassete

“Os temas não são estruturados como canções, nem seguem uma narrativa temporal. Pertencem a um tempo que não existe e não têm um tempo próprio. O seu sentido surge quando, em conjunto, funcionam como uma banda sonora imaginária.” Rimas e Batidas

Entrada Livre

Folclore Impressionista Facebook \ Bandcamp
Evento Facebook

Morada DAMAS : Rua da Voz do Operário, 60, Lisboa (Graça)
Transportes a_734 \ e_28
Cartaz João Fonte Santa

Sem comentários: