sexta-feira, 4 de maio de 2018

FILHO ÚNICIO APRESENTA









25 de Maio - B Fachada, Éme, Maria Reis, Moxila, Sallim e Lourenço Crespo

Super-banda da Música Popular Portuguesa estreada ao vivo na festa do 10º aniversário da Filho Único, no final do ano passado. Celebraram selecções do repertório de cada um, e nos arranjos e interpretações inspiradas que se ouviram, sobressaíram as harmonias vocais em estado de graça e as escolhas felizes nos instrumentos acústicos, entre as múltiplas bênçãos desta maravilhosa ode ao trabalho entre amigos. Não se sabe quantas mais aparições este sexteto roda de choro com alma de trio eléctrico nos vai presentear, por isso, a quem está no mesmo comprimento de onda, isto cuidem: este encontro já está marcado.

B Fachada - https://bfachada.bandcamp.com
Éme - https://oeme.bandcamp.com
Maria Reis - https://cafetrarecords.bandcamp.com/album/maria-ep
Moxila - https://moxila.bandcamp.com
Sallim - https://cafetrarecords.bandcamp.com/album/isula
Lourenço Crespo - https://cafetrarecords.bandcamp.com/album/nove-can-es 

Local: Espaço Alkantara - Calçada Marquês de Abrantes, 99, em Lisboa
Data: 25 de Maio
Horário: 23h00
Entrada: LIVRE
26 de Maio - Vaiapraia e as Rainhas do Baile

Trio alinhado diacronica e sincronicamente com a Pop mais melhor boa, a de massas e a subterrânea, nunca normativa ou aborrecida, género mais pra frente. A estrutura e direcção minimal que Rodrigo (Vaiapraia) imprime à banda, em que menos é mais, e o vulnerável é o que tem mais força, um não tão frequente exemplo inspirador e emancipante, tem progressivamente angariado uma generosa plateia de ouvintes pelo país fora, online e IRL. Novo disco a sair este ano muito em breve, pra suceder ao celebrado “1755” do ano passado.

Bandcamp - https://vaiapraia.bandcamp.com
Vídeo “Rapaz #1” - https://youtu.be/k1K2PvffIKI
Ípsilon - https://www.publico.pt/2016/12/07/culturaipsilon/noticia/enfrentar-os-medos-para-respirar-melhor-a-seguir-1753815 

Local: Espaço Alkantara - Calçada Marquês de Abrantes, 99, em Lisboa
Data: 26 de Maio
Horário: 23h00
Entrada: LIVRE

1 de Junho - Iguanas

Duo de Leonardo Bindilatti e Lourenço Crespo, provavelmente a equação de ritmos & blues contemporânea mais desprendida, potente e vital em cima de um palco hoje em dia em Lisboa. A sua estética abstracta confere-lhes um senso de estilo único e irredutível, justapondo e conjugando a ciência de beats urbanos de topo de Leo e a lírica e métrica carismaticamente desassossegadas de Lou. Este concerto constituir-se-á como a festa de lançamento do novo e magnífico disco “Lua Cheia”, selo Cafetra Records e disponível a partir de 11 de Maio, o mui aguardado sucessor de “Doce” de 2013.

Vídeo para o single “Namorado” - https://youtu.be/1Xqq_LjlSyM

Local: Espaço Alkantara - Calçada Marquês de Abrantes, 99, em Lisboa
Data: 1 de Junho
Horário: 23h00
Entrada: LIVRE
2 de Junho - Conan Osíris

Supernova em serena gestação até a recta final do ano passado quando lança online o fresquíssimo e avantajado “Adoro Bolos”, pela sua cúmplice AVNL. Ao longo destes meses vai pegando mais gente de surpresa, fascinando e sensualizando na TV pública nacional e no cabo com actuações certeiras, ciente do contexto, forças e constrangimentos, sempre nas brechas, avançando no terreno árido da transa de música popular em Portugal. Produções pós-género dançantes, lírica do quarto que encontra a rua - e o contrário - e um carisma interpretativo que não é pra todos, servido por uma voz bendita. Ovo de Colombo shyt.

Soundcloud - https://soundcloud.com/conanosiris
Actuação no ‘5 Para a Meia-Noite’ na RTP1 - https://youtu.be/MFqzTka4rEY
Ípsilon - https://www.publico.pt/2018/03/02/culturaipsilon/noticia/conan-osiris-um-extraterrestre-muito-ca-da-terra-1804689
Observador - https://observador.pt/2018/02/14/o-rapaz-da-musica-do-futuro-agora-o-nome-dele-e-conan-osiris/

Local: Espaço Alkantara - Calçada Marquês de Abrantes, 99, em Lisboa
Data: 2 de Junho
Horário: 23h00
Entrada: LIVRE
8 de Junho - Volúpias

Formação orquestrada por Gabriel Ferrandini, com o saxofonista Pedro Sousa e o contrabaixista Hernani Faustino, que ganhou vida numa residência artística promovida pela Galeria Zé dos Bois ao longo de 2016, fruto da intenção do baterista - já reputadíssimo nos círculos internacionais do jazz e da música improvisada não idiomática - em construir trabalho no campo da composição. O primeiro álbum do trio está em agenda para edição ainda este ano.

Vídeo por Afonso Mota - https://youtu.be/UYsFpR0b22k
Vídeo ao vivo na Ilha da Madeira - https://youtu.be/TvB-SoFVeOA
Entrevista a Gabriel Ferrandini na revista Sábado - http://www.sabado.pt/gps/palco-plateia/musica/detalhe/gabriel-ferrandini-e-a-musica-nascida-das-cinzas 

Local: Espaço Alkantara - Calçada Marquês de Abrantes, 99, em Lisboa
Data: 8 de Junho
Horário: 23h00
Entrada: LIVRE
9 de Junho - Chima Hiro, BLEID, Dj Nigga Fox

Chima Hiro é o pseudónimo Dj de Rinchen Gatete, luminosa graduada em Cinema e com uma paixão contagiante por Música e a melhor forma de a celebrar, dançando-a. De impressionante bom gosto na sua expressão e estilo, é a autora do programa mensal Nyce & Slow na Rádio Quântica e tem tocado regularmente na cidade as suas selecções em casas como o Lux, o Lounge ou as Damas.
BLEID é uma dos mais prodigiosos valores revelados nos últimos anos no lato e rico ecossistema da música electrónica de desenho futurista e cortês da pista de dança produzida em Portugal. Pra além da sua serenidade enquanto conversa ou actua, tem imergido - e emergido, como referência - no tecido de festas marginais em Lisboa e acaba de lançar o faiscante “Badness” EP em colaboração com Violet.

Dj Nigga Fox, um dos produtores mais talentosos de música electrónica dos nossos dias, profeta descontrucionista do 4/4 normativo das pistas de dança ocidentais, lançou recentemente o novo disco “Crânio” na Warp Records e fica responsável pela selecção da música para dançar no último terço desta noite de festa.  

Chima Hiro mixcloud - https://www.mixcloud.com/chimahiro

BLEID soundcloud - https://soundcloud.com/bleiddd
Entrevista Ípsilon - https://www.publico.pt/2018/01/26/culturaipsilon/noticia/o-assombro-multifacetado-de-bleid-1800396 

Dj Nigga Fox soundcloud - https://soundcloud.com/dj-nigga-fox-lx-monke
Vídeo para “WAABA-JAH” - https://youtu.be/1-QCJMNk2uw
Crítica ao novo disco “Crânio” na Pitchfork - https://pitchfork.com/reviews/albums/dj-nigga-fox-cranio-ep  

Local: Espaço Alkantara - Calçada Marquês de Abrantes, 99, em Lisboa
Data: 9 de Junho
Horário: 23h00
Entrada: LIVRE

Sem comentários: