quarta-feira, 27 de junho de 2018

IKFEM 2018 COM ARTISTAS NACIONAIS









Júlio Resende, Fernando Miguel Jalôto, António Oliveira e Najla Shami são as novas confirmações da VI edição do IKFEM - International Keyboard Festival & Masterclass, o festival de música de instrumentos da família dos teclados que se realiza na Eurocidade Valença-Tui de 20 a 24 de Julho. Estes juntam-se às já anunciadas Maria Ana Bobone, Rosa Torres-Pardo e Rocío Márquez.
Sob o tema "Women Sound", a edição de 2018 vai homenagear as mulheres do mundo da música de forma abrangente: na programação, com concertos de artistas reconhecidas; na abordagem temática do repertório; e nas várias actividades culturais paralelas.

Com Portugal cada vez mais representado, o IKFEM deste ano inaugura com um concerto de Júlio Resende. Considerado uma das principais figuras da nova geração do fado e do jazz, o pianista vai apresentar “Amália, Fado & Further”, um recital que se baseia na obra de Amália Rodrigues e apresenta novas visões sobre o cancioneiro fadista e temas originais.

 Também estará Fernando Miguel Jalôto com “Concerto de música barroca para órgão no feminino”. Uma selecção de peças escolhidas para dar visibilidade às mulheres que fizeram parte da música durante o período barroco. A partir de um repertório cuidado, o organista português vai resgatar alguns desses nomes do esquecimento.

 E António Oliveira que vai interpretar ao piano uma série de obras da autoria de compositoras portuguesas do século XX a que deu o nome de “Diálogos de género”. Do repertório fará parte a estreia mundial da obra “Tributos”, da compositora Ana de Magalhães Ataíde.

Já divulgada, a presença de Maria Ana Bobone com o seu concerto de fado ao piano.

Quatro músicos portugueses de peso que equilibram a programação de um festival pensado para unir Portugal e Espanha tendo a Eurocidade Valença-Tui como cenário.

De Espanha estão já confirmadas as presenças de Rosa Torres-Pardo, Rocío Márquez e Ariadna Castellanos. E agora anuncia-se Najla Shami com o espectáculo “Latitudes”, uma viagem pelas identidades culturais que ajudam a conhecer a cantora e compositora galega: do Médio Oriente a África, passando pela América do Sul e a Península Ibérica. Najla Shami apresentará um concerto com músicas do mundo e acrescentará um novo instrumento ao repertorio do festival: a Kalimba, também conhecido como piano de polegar.

Haverá ainda oportunidade para homenagear Eugenia Osterberger. A pianista Beatriz López-Suevos, a soprano Susana de Lorenzo e a investigadora Rosario Martínez vão dar a conhecer, num concerto comentado, a obra da compositora e pianista galega nascida na segunda metade do século XIX.

A directora do IKFEM, Andrea González, vai integrar a programação com um concerto de piano a quatro mãos ao lado de Daniel Pereira. “Las Danzas de la vida” é o título de uma viagem musical pelas emoções, ritmos e contrastes da Europa e América Latina.

Mais novidades em breve.

Sem comentários: