quarta-feira, 31 de outubro de 2018

NOVO DISCO DE SAMÚEL URIA




















Temos boas notícias e óptimas notícias. Samuel Úria está de volta e tem canções novas! E são óptimas.

Podíamos dizer que Samuel está igual a si próprio ou cada vez melhor, como o vinho do Porto. Podíamos traçar-lhe o retrato tipo teimoso cantautor militante do panque roque neo-retro-redneck de patilhas. Rasurador de folclore rasteiro, melodias improváveis, hinos que inundam corações e canções que deixam românticos a transbordar, e a transpirar. É tudo verdade, mas o melhor é ouvi-lo e apreciar. E fá-lo-ão com apreço, decerto. Até porque é o próprio que confessa “o que eu sou nem sei mas sei”. Ora nem mais!

Podíamos dizer que há por aqui carradas de intertextualidade, citações em barda (coisa natural a um bardo!), que as letras são incríveis e por vezes até rimam, que nos inspiram e dão que pensar, que nos fazem sorrir e rir, espicaçam a curiosidade e convidam-nos a pesquisar, a consultar o dicionário e a googlar, tanto interpelam como arrepiam.

Ficam todas na memória e algumas para a História. Vão ser citadas e estampadas em t-shirts ou usadas como comentário, remoque, dichote. Muitas serão plagiadas, adulteradas, recauchutadas, mas já se sabe que toda a obra carrega a assinatura e o ADN do seu criador, e o resto “é crise, é carma, é o desterro, é tudo a apostatar”.

As óptimas notícias, não nos esquecemos. É que são 4 as canções novas, num mini-álbum, dedicado a quem vê o mundo meio-cheio, intitulado MARCHA ATROZ, porque para a frente é que se faz caminho.

«Marcha Atroz é um conjunto breve de canções. Canções sobre o que não é breve.

Este mini-álbum vem como brinde (no sentido de oferta, mas também no sentido de tchin tchin) das reedições em vinil dos meus 3 últimos álbuns. Tem, portanto, qualquer coisa paradoxal: ser um conjunto de canções inéditas mas que servem de retrospectiva. Está aí a locomoção atroz, uma viagem no tempo em passo de marcha.

São músicas sobre a oxidação dos bens e a oxigenação do Bem. São cantigas para que tudo se largue e nada se olvide. São palmadas na inacção, combustões espontâneas e canonizações instantâneas. Malhas de revolta e de Travolta. Na Marcha Atroz vergo-me ao protesto, vendo-me para peças, visto a pele do crooner salomónico, vou esconjurando o esquecimento. É um mini-álbum de retrospectiva, mas tem capa amarelada como um post-it para o futuro.

A soprar fôlego neste conjunto de criações está o furacão, produtor e parceiro Miguel Ferreira (a única força da Natureza que, em vez de destruir, põe as coisas num sítio melhor e mais ordeiro). Fizemos isto entre a minha casa, a casa do Miguel e o estúdio “O Nosso Gravador” – casa da Manuela Azevedo e do Hélder Gonçalves, casal a quem desde já dedico este mini-álbum.»

Samuel Úria, Outubro de 2018

E ainda melhor, temos finalmente em vinil, os três discos anteriores (e um é duplo). “Nem Lhe Tocava”, “O Grande Medo do Pequeno Mundo” e “Carga de Ombro” em vinil chegaram hoje às lojas.

Incluem temas extra – “Chamar a música”, a eloquente canção que Rosa Lobato de Faria e João Carlos Oliveira compuseram para Sara Tavares, ganha nova vida; ou “Vital e sua moto”, uma versão de um dos primeiros temas do grupo brasileiro Paralamas do Sucesso que Samuel criou para o álbum "Caleidoscópio - Um Tributo Ibero-Americano aos Paralamas do Sucesso" - e novas vozes que se juntam agora à de Samuel Úria – Márcia, numa versão ao vivo de “Eu Seguro”; e a de Manuela Azevedo em “Carga de Ombro”, uma versão do tema homónimo do álbum de 2016 e que chega agora ao formato físico depois de ter sido divulgada no formato digital há um ano.

O mini-álbum está já disponível para escuta no maravilhoso novo mundo que é o digital, e será oferecido em formato CD na compra de qualquer um dos vinis.

E porque o tempo é de comemoração, Samuel Úria convidou Joana Linda para realizar um videoclipe para cada um dos temas de MARCHA ATROZ, já disponíveis no seu canal de Youtube.

MARCHA ATROZ é hoje editado, coincidindo intencionalmente com a chegada ao mercado das edições em vinil dos seus anteriores álbuns.

Disponível para compra exclusivamente nas plataformas digitais (link)

Formato CD como oferta a quem adquirir qualquer uma das reedições de “Nem Lhe Tocava”, “O Grande Medo do Pequeno Mundo” e “Carga de Ombro” em vinil.

ALINHAMENTO DE MARCHA ATROZ
1. Ferrugem
2. Fusão
3. Mãos
4. Vem de novo

REEDIÇÕES EM VINIL
Nem Lhe Tocava (2009)
O Grande Medo do Pequeno Mundo (2013)
Carga de Ombro (2016)

SAMUEL ÚRIA NO DIGITAL
iTunes | Apple Music | Spotify | Youtube | Todas as plataformas
Facebook | Instagram
 







Sem comentários: