sexta-feira, 30 de novembro de 2018

OUPA! LANÇA DISCO DE ESTREIA




















OUPA!

CIDADE LÍQUIDA: DISCO DE ESTREIA

DISPONÍVEL NAS PLATAFORMAS DIGITAIS:
APPLE MUSIC - DEEZER - SPOTIFY

CONCERTO DE APRESENTAÇÃO
11 DEZEMBRO | PLANO B | 21H30
ENTRADA GRATUITA

Projeto de intervenção social, cultural e artística, que visa a capacitação e empoderamento dos jovens dos bairros sociais da cidade do Porto, através da palavra e da música.

OUPA! é um projeto de intervenção social, cultural e artística, que visa a capacitação e empoderamento dos jovens dos bairros sociais da cidade do Porto, através da palavra e da música. É da iniciativa do Pelouro da Cultura da CMP e está integrado no programa “Cultura em Expansão”.

"Cidade Líquida", disco de estreia do projeto OUPA!, que conta com a artista Capicua como coordenadora artística, é lançado a 30 de novembro em todas as plataformas digitais em Portugal.
A versão física do disco será lançada oficialmente num concerto de entrada livre no Plano B, Porto, a 11 de dezembro, pelas 21H30.

Neste concerto único, os OUPA! apresentam o disco de estreia "Cidade Líquida" ao vivo, álbum que estará à venda no local no seu formato físico. Este espetáculo tem como primeira parte o DJ Tiago Espírito Santo.

"Nosso Fado" é o single que acompanha este lançamento, com beat de DN, letra e voz por Ls, Lucas, DN e Doc e voz cantada de Mónica Sol.

"Cidade Líquida" tem um preço de lançamento de 3€ apenas disponível no concerto no Plano B agendado para dia 11 de dezembro. Após esta data estará disponível por 10€.

Sobre o projeto "OUPA!":
O projeto começou no Bairro do Cerco em 2015, passou por Ramalde em 2016 e teve a sua terceira edição nos bairros da freguesia de Lordelo do Ouro no ano passado.

Na prática, concretizou-se em residências artísticas de vários meses, com oficinas diárias de escrita, produção musical, vídeo e performance, com vista a estimular o espírito DIY e a autoestima dos jovens, promovendo o sentimento de pertença e a coesão territorial. A intenção foi sempre a de criar um espaço de ação e mudança, na promoção da autonomia artística e a proactividade juvenil, no reforço das identidades individuais e na construção de um espírito de coletivo.

Após três anos consecutivos de oficinas e concertos, o projecto OUPA! fez-se mais ambicioso e, num ano de consolidação do trabalho feito, juntou em colaboração membros dos grupos de Lordelo, Ramalde e Cerco, num mesmo processo criativo.

Ao invés de partir para novos territórios, o OUPA! dedicou o ano de 2018 à profissionalização dos talentos encontrados, através da criação, gravação e edição de um disco comum, que cruza contributos dos seus três territórios. Na consolidação da evolução dos jovens participantes e do seu espírito de colaboração, o álbum que agora se apresenta, serve a unificação e celebração do OUPA! como um só: um só coletivo, um só território, um só corpo de trabalho, a oito vozes, mas com um foco comum. O disco.

Este, além de demonstrar o talento dos seus autores, demonstra a grande vitalidade da cena Rap portuense e o forte traço identitário que o caracteriza, mesmo quando os estilos, as linguagens, os registos e as vozes são múltiplas. Mónica Sol, Bonaparte, Garcez, LS, Doc, Drunk Nigga, Joca e Ricardinho, trazem-nos onze temas, compostos e escritos por eles, numa celebração da música como força transformadora. O amor, o Rap, a tribo, o país, a festa e a redenção, escritos e cantados por diferentes sensibilidades e timbres, num álbum tão coletivo, quanto uníssono, que é preciso ouvir!

Sem comentários: