quinta-feira, 30 de maio de 2019

LAMEGO PRONTO PARA MAIS UM ZIGURFEST






Em cada rua um palco, em cada palco uma descoberta.

Primeiras confirmações
• Krake + Adolfo Luxúria Canibal (concerto
exclusivo ZF)
• Filipe Sambado & Os Acompanhantes de
Luxo
• Violeta Azevedo
• Jasmim
• Odete

Warm-up ZigurFest 2019
– 6 de Julho,
Teatro Ribeiro Conceição
(Lamego)
• Lavoisier
• Galo Cant’às Duas
• Random Gods

ZONA
– Residências Artísticas
de Lamego
• Open Call para 2 artistas plásticos e visuais
de 29 de Maio a 29 de Junho
• Open Call para 10 peças de vídeo-arte de
29 de Maio a 1 de Agosto
• Workshops com 2 músicos convidados

O ZigurFest 2019 é gratuito e contará com um parque de campismo de acesso restrito (só disponível mediante inscrição prévia).

Passado, presente e futuro encontram-se em Lamego

"Já se sabia que de 21 a 24 de Agosto, a cidade é nossa. O que ainda não vos tínhamos conta- do é que este ano regressamos a casa ainda mais cedo. Pois é: no dia 6 de Julho, invadimos o Teatro Ribeiro Conceição para uma viagem sonora pelo universo (passado, presente e futuro) do ZigurFest.
Fazemo-lo não sozinhos, mas à boleia de velhos conhecidos. Começamos na poesia singular e muito portuguesa dos Lavoisier, caminhamos de mãos dadas com a bonomia bucólica (mas de olho posto na urbe) dos Galo Cant’às Duas e terminamos em comunhão com os pés agitados
pela efusividade rítmica de Random Gods.
Mas há mais. A nossa ZONA – Residências Artísticas de Lamego volta a receber a arte mais premente que por cá se faz. À semelhança de anos anteriores, será feito um open-call de 29 de maio a 29 de junho destinado a escolher e acolher dois artistas plásticos e visuais para permanecerem em residência artística na nossa cidade.
Continuam também os workshops onde músicos convidados vão apresentar algumas técnicas de criação, produção e tudo o que vai pelo meio. E pela primeira vez, a cidade vai acolher 10 peças de videoarte ao abrigo da ZONA. A open call para estas instalações decorre de 29 de
maio a 1 de agosto.
Como tem vindo a acontecer nos últimos anos, todos as obras produzidas no contexto da ZONA serão apresentadas pelos seus criadores durante o ZigurFest, permanecendo expostas na Casa do Artista, no Museu de Lamego e noutros locais a anunciar, entre os dias 21 e 24 de Agosto.
Mas não nos esquecemos do que nos traz aqui uma e outra vez, ano após ano. Porque nos move o irrepetível e o singular, convidámos os ritmos de Krake para se juntarem à liberdade das palavras de Adolfo Luxúria Canibal – esse mesmo, o homem dos Mão Morta que controla multidões como poucos. Um desejo antigo - nosso e deles - numa estreia absoluta, tanto por cá como pelos palcos desse país. Imperdível.

Mas a enlevação musical continua, agora ao som da electrónica transgressora da Odete, que promete não deixar pedra sobre pedra quando apresentar “Amarração”, o seu mais recente EP.
O futuro a acontecer à frente dos nossos olhos. Prosseguimos com a viagem sem prazo de regresso à volta dos muitos mundos evocados pela flauta e sintetizadores da Violeta Azevedo, que voltaremos a encontrar mais tarde envolta no “Culto da Brisa” que Jasmim fundou e que tem embevecido todos com que ele se cruzam.
E porque ainda só agora começamos, é com gosto e felicidade que damos jeitinho para abraçar as esplendorosas canções de verve afiada de Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo.
Descomplexado e sem compromissos – na vida como na música –, Sambado chega finalmente a Lamego para puxar o lustro às canções que ficaram no ouvido de meio mundo em 2018. É com eles (por agora) que vamos invadir a cidade de 21 a 24 de agosto, com a certeza de que do nosso Teatro Ribeiro Conceição até às ameias do Castelo cada rua se pode transformar num palco, e que cada palco guarda uma descoberta.

ZONA – Residências Artísticas de Lamego

ZONA é uma plataforma de arte contemporânea sediada em Lamego. Nascida no festival ZigurFest e criada pelo artista plástico e visual João Pedro Fonseca, emergiu da necessidade de dinamizar e integrar no município lamecense as mais vertentes expressões artísticas contemporâneas."

website: https://cargocollective.com/zonalamego

Sem comentários: