segunda-feira, 26 de agosto de 2019

MOÇOILAS E MARIA JOÃO JUNTAS












MOÇOILAS COM MARIA JOÃO
ARTISTA FIGURAS 2019
Festival F
5 de setembro de 2019

Um concerto improvável, surpreendente e ousado, juntando a diva do jazz e da música improvisada Maria João às singulares e irreverentes Moçoilas, grupo de três mulheres (Margarida Guerreiro, Inês Rosa e Teresa Silva) que interpretam a capella canções tradicionais do sul, de matriz mediterrânica. O mote para o espetáculo é o cruzamento de diversas latitudes musicais (Portugal, Brasil, África e outras) em que tradição e contemporaneidade se interpenetram para originar novas e criativas abordagens, num formato de grande cumplicidade artística e proximidade com o público.

MOÇOILAS

Composto por Inês Rosa, Margarida Guerreiro e Teresa Silva (o terceiro ciclo de uma geração de mulheres/moçoilas), o grupo Moçoilas nasce da vontade de reacender e recuperar os cantos do Sul, mais precisamente da região do Algarve. Esquecidos ou escondidos no tempo e nas profundezas de uma serra repleta de profundezas de uma serra repleta de sons, cheiros, cores e saberes únicos, estes cantos fazem parte e representam uma grande parte do nosso patrimônio cultural, refletindo a alma e as tradições de uma Serra do Caldeirão, onde o canto sempre foi uma identidade nacional.

Reinterpretando muitos dos antigos temas e enriquecendo-os com a sua própria energia, modificando uns, apropriando-se de outros e preparando caminho para novas melodias e novas canções, o grupo Moçoilas está de parabéns, comemorando 25 anos de uma prestigiada e longa carreira, repleta de aventuras, sucessos, experiências e partilha de memórias. E nada melhor do que celebrar esta data com o lançamento de um novo álbum, que dá pelo nome de “Atão, Porque Não?”

MARIA JOÂO

A carreira de Maria João tem sido pautada pela participação nos mais conceituados festivais de música do mundo. Um percurso iniciado na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e que, em poucos anos, extrapolou fronteiras, fazendo de Maria João uma das poucas cantoras portuguesas aclamadas no estrangeiro.

Sem comentários: