segunda-feira, 30 de setembro de 2019

AMAR AMÁLIA DE REGRESSO












O espetáculo “Amar Amália - 20 Anos de Saudade”, que assinala os 20 anos do desaparecimento da Rainha do Fado – Amália Rodrigues, tem regresso marcado no dia 5 de outubro, na Altice Arena, em Lisboa. No dia 8 de novembro, estreia no Multiusos de Guimarães e a 16 de novembro, na Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, no Porto.

Com direção artística de Diogo Clemente e Tiago Pais Dias, “Amar Amália” reúne várias vozes conhecidas para homenagear aquela que é conhecida como a rainha do fado. A digressão conta com a participação de Simone de Oliveira, Aurea, Dulce Pontes, Cuca Roseta, Amor Electro, Jorge Palma, Marco Rodrigues e Paulo de Carvalho.
 
“Amar Amália” promete, acima de tudo, lembrar, sentir e renovar o espírito da fadista. Este projeto tem como objetivos homenagear uma das maiores personalidades do século XX em Portugal, bem como atrair as novas gerações com o contributo de artistas que nos vão apresentar as suas próprias versões do reportório eternizado por Amália Rodrigues.

 Recorde-se ainda que no passado dia 23 de julho (Aniversário da artista), a Fundação Amália Rodrigues apresentou o Programa de Comemorações do Centenário do Nascimento de Amália Rodrigues, a celebrar em 2020 e onde se incluem os concertos “Amar Amália - 20 Anos de Saudade”.
 
O programa, que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, é uma oportunidade única para homenagear uma das figuras mais marcantes do século XX em Portugal, como personalidade que caracteriza e identifica o povo português no mundo, que o define como povo saudosista e nostálgico, tradicional e pacífico. Este programa promete ser um período de reflexão, para reviver a nossa maior fadista, de celebrar a arte do fado na sua essência e no que Portugal representou para o Mundo. Amália foi de certa forma a “voz” de Portugal no mundo, sendo portanto “património” de todos nós e um dos maiores símbolos da Portugalidade aquém e além-fronteiras.
 

Sem comentários: