quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

JOLY SOUSA BRAGA EM CD












www.musicamera.pt | facebook.com/musicameraproducoes

A música mais intimista do maior sinfonista português de sempre começa agora a ser editada em CD

Interpretação: Quarteto Lopes-Graça, com Leonor Braga Santos e Irene Lima
Edição: Musicamera & Toccata Classics

Depois da recolha da Integral da Música de Câmara de Joly Braga Santos por ocasião do 30º aniversário da morte do compositor, a Musicamera Produções tem o prazer de apresentar em disco o primeiro volume do repertório de Música de Câmara instrumental do grande sinfonista português e uma das figuras mais importantes da cultura portuguesa do séc. XX.

Este é um documento essencial para continuar a descobrir a extensa e incontornável obra do autor que o musicólgo João de Freitas Branco definiu como "o inverso do artista que se dirige apenas a minorias privilegiadas. Ele queria que muitas pessoas viessem a usufruir da sua arte". Joly Braga Santos, eleito pela UNESCO como um dos dez melhores compositores da música contemporânea do séc. XX, construiu um legado imenso a partir da inspiração que buscou na tradição portuguesa - já que o contexto de guerra mundial o impediu de um contacto mais próximo com a cultura musical europeia.

Com edição da Toccata Classics, JOLY BRAGA SANTOS - Complete Chamber Music, Volume One tem a interpretação do Quarteto Lopes-Graça, acompanhado de Leonor Braga Santos e Irene Lima. Este é o primeiro dos registos em CD do projecto da Musicamera Produções que teve estreia em 2017, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Os quatro concertos que compõem a "Integral da Música de Câmara de Joly Braga Santos" seguiram depois para uma digressão que se estendeu por todo o país. Neste primeiro volume, de um total de três, pode encontrar-se o Quarteto de Cordas No. 1 em D menor, Op. 4, o Quarteto de Cordas No. 2, Op. 27 e o Sexteto de Cordas, Op. 65.

À venda nas plataformas digitais e na Loja Chiado - Companhia Nacional de Música.

ALINHAMENTO
JOLY BRAGA SANTOS Complete Chamber Music, Vol.I

Quarteto de Cordas No. 1 em D menor, Op. 4 (1945)
I Allegro moderato
II Allegro con fuoco
III Andante tranquillo
IV Allegro molto energico ed appassionato

Quarteto de Cordas No. 2, Op. 27 (1957)
I Largo – Allegro moderato
II Adagio molto – Andante con moto
III Largo – Allegro molto vivace

Sexteto de Cordas, Op. 65 (1986)
I Molto largo
II Allegro ben marcato, ma non troppo
III Andante – Allegro

SOBRE JOLY BRAGA SANTOS

Joly Braga Santos (1924-1988) é considerado um dos compositores portugueses mais importantes. Estudou violino e composição no Conservatório Nacional. Foi aluno de Luis de Freitas Branco, outro relevante compositor português e estudou também em Itália, com Hermann Scherchen, Antonino Votto e Virgilio Mortari. A direcção de orquestra, a composição e a crítica musical fizeram parte da intensa actividade que desenvolveu ao longo da vida. Foi também membro fundador da Juventude Musical Portuguesa e professor no Conservatório Nacional de Lisboa.

SOBRE QUARTETO LOPES-GRAÇA

Neste projecto, o Quarteto Lopes-Graça, composto por Luís Pacheco Cunha, violino; Maria José Laginha, violino; Isabel Pimentel, violeta e Catherine Strynckx, violoncelo, é acompanhado por Leonor Braga Santos, em violeta e Irene Lima, no violoncelo. O reconhecido quarteto de cordas, constituído por músicos com notáveis carreiras solísticas e camerísticas, professores da Escola de Música do Conservatório Nacional (Lisboa), formou-se em 2005 com o objectivo de dotar o Conservatório, à imagem de muitos dos seus congéneres no mundo, de um grupo de referência na área das cordas. Desde então, afirmou-se como agrupamento de referência na sua área, tendo editado vários CDs e actuado nas mais importantes salas e eventos musicais em Portugal e no estrangeiro.

Sem comentários: