quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

NOVO SINGLE DE FILIPE SAMBADO




















O novo disco de Filipe Sambado é uma obra de reinvenção. Revezo é o resultado de uma busca insaciável de novos estímulos, novos arranjos, novas possibilidades de explorar a canção de estética pop. Com edição em Janeiro de 2020, será o segundo disco do cantautor com selo NorteSul/Valentim de Carvalho e o terceiro sob a alçada da agência e promotora Maternidade.

Como fazer uma canção relevante e capaz de chegar às pessoas imediatamente, que lhes fique nos ouvidos, as faça abanar a anca e ter vontade de trautear, sem cair em lugares comuns nem repetir fórmulas? "Jóia da Rotina" é a primeira resposta de Filipe Sambado, avanço para o aguardado novo álbum, hoje em estreia absoluta com videoclipe realizado por Miguel Afonso.

«A ideia de novos lares, novas formas de amar e novas tradições, parecem-me ser o que salta à vista do vídeo. Xs santinhxs, os ícones kitsch e esta estética religiosa, traduzem bastante bem e introduzem a sensação de estarmos a viver num souvenir. Temos um casaco edredão, que nos protege de todos os males e nos traz todo o conforto e proteção divina. Um sofá no meio da selva ou um quarto numa loja de ímans religiosos e de traços em vias de extinção, ou com novas identidades.» - Filipe Sambado
 
«Para o vídeo de "Jóia da Rotina", procurei, por um lado, encontrar um paralelo visual para a mistura entre o tradicional e o pop que o Filipe alcançou com o novo álbum. Daí nasceu a cena do quarto com elementos católicos. A sonoridade e o tema da canção levaram-me a um exercício de leveza: elementos que estão carregados de um significado complexo - santinhos, crucifixos, a memória do ambiente do quarto da minha avó - foram perdendo o seu peso e foram-se aproximando de uma característica da canção e do álbum que me é muito querida - uma certa ausência de drama, como se absolvêssemos, através da bondade descomplicada do som do Filipe, elementos que seriam normalmente densos e dramáticos. Por outro lado, e respondendo à estranheza agradável que me provocou a união entre o conteúdo e a forma da canção - uma canção pop sobre o prazer de estar confortável em casa - procurei desenhar situações que alcançassem o mesmo nível e estilo de estranheza, que, embora estivessem coladas ao tema da música e à textura do som, estivessem ao mesmo tempo distantes de alguma representação figurativa da letra.» - Miguel Afonso, realizador do vídeo
 
"Jóia da Rotina" é o single de apresentação do disco Revezo, que chega às lojas em CD e em todos os formatos digitais no início do próximo ano.

Letras e música são de autoria de Filipe Sambado, conta ainda com a participação nas vozes e instrumentos de Cecília Henriques, Primeira Dama, Violeta Azevedo, Chinaskee, Vera Vera Cruz e Rui Antunes. Gravado no estúdio da Maternidade, o disco foi produzido por Filipe Sambado, com co-produção de Chinaskee (Miguel Gomes) e Primeira Dama (Manuel Lourenço). Mistura a cargo de Eduardo Vinhas e masterização de Mário Barreiros.

O lançamento do novo trabalho antecede a estreia de Filipe Sambado como compositor no Festival da Canção, cujo tema será apresentado ao vivo na primeira semifinal, a 22 de Fevereiro.

Brevemente serão divulgadas as apresentações ao vivo

Sem comentários: