sexta-feira, 27 de março de 2020

NOVO DISCO DE DADA GARBRCK CHEGA HOJE




O segundo longa duração do mês e da vida da Discos de Platão chega hoje às plataformas digitais.

Vox Humana é o segundo álbum da tetralogia The Ever Coming de Dada Garbeck, onde a voz assume uma presença muito mais vincada. Aliando o som eletrónico e atmosférico dos sintetizadores com a música tradicional portuguesa e a comunidade que nela se inscreve, este álbum propõe a recuperação de uma certa oralidade perdida, mas por isso renovada.

A voz. E não é isso que nos aproxima? Talvez uma voz muito particular, cujas palavras se descartam facilmente na sua cadência. Talvez uma voz de dentro, muito humilde, muito profunda, uma voz de longe. Talvez um desejo inseguro e pueril de que seja a nossa voz a ouvida. Porque não são as palavras que tornam a voz tão irresistivelmente apetecível; talvez a música que exista nelas, a música das pessoas e das coisas. Uma voz humana. Uma voz à parte do tempo, uma voz que habita e que pulsa. Vox Humana é um álbum habitado: murmúrios, gritos, lamentos, coros cheios - a nossa voz está em todos eles.

Talvez seja isto que torne este álbum tão belo - a comunhão ancestral da perenidade da voz, da nossa voz, sacrílega. Uma ode de redenção. Uma voz onde cabe todo o linguajar do mundo.

Dada Garbeck é Rui Souza, pianista e compositor português. Nos últimos anos tem se dedicado à composição musical para teatro e cinema.

Sem comentários: