segunda-feira, 27 de abril de 2020

ABRIL NO BAIRRO





















“Abril no Bairro”, o evento criado pelo Bairro da Música para celebrar o 25 de Abril com os seus artistas, foi um sucesso. Mais de 100 mil pessoas assistiram às actuações dos Blind Zero, Joana Alegre, Jorge Palma, Pedro Moutinho, Rui David, The Happy Mess, Vicente Palma e Zeca Medeiros pelo Facebook e foram muitas as partilhas durante o fim-de-semana.

Desafiados a celebrar o 25 de Abril, confinados em casa e longe dos palcos, os músicos surpreenderam com versões mas também originais. Às 21h30 do primeiro dia de "Abril no Bairro”, Rui David entoou "Quem canta sempre se levanta, calados é que podemos cair", uma versão de "Atrás dos Tempos vêm Tempos”, de Fausto Bordalo Dias. Seguiu-se Vicente Palma com "Para Rosalía", de Adriano Correia de Oliveira, tema que já tinha gravado em 2007, num disco de tributo ao intérprete e autor. Pedro Moutinho, acompanhado à guitarra por Luís Barroso e Hugo Gamboias, e na viola por Luís Carlos Santos, deu voz a "Trova do Vento Que Passa", também de Adriana Correio de Oliveira. A fechar a noite, os Blind Zero apresentaram "We Shall Overcome", um hino de luta pelos direitos trabalhadores, que terá sido cantado pela primeira vez pelos trabalhadores do tabaco, na década de 40, nos Estados Unidos, tendo sido posteriormente cantada por vários intérpretes desde Joan Baez a Bruce Springsteen.

No dia 25 de Abril, a noite começou com Joana Alegre que musicou "Poemarma", um poema escrito no exílio por Manuel. Do meio do Atlântico, Zeca Medeiros respondeu à chamada entoando o "Cantador" com vários amigos, tema que dedicou a Zeca Afonso. Seguiram-se The Happy Mess que se declararam "inconscientes" por "se atrevem a fazer uma versão de uma das melhores canções sobre a esperança e a busca por dias melhores", referindo-se a "O Primeiro Dia", de Sérgio Godinho. Jorge Palma fechou a noite, e o “Abril no Bairro”, lembrando que "estamos confinados, mas não amordaçados", entregando-se, como só ele, a uma versão acústica de "Na Terra dos Sonhos".

Com esta iniciativa, o Bairro da Música quis promover um encontro dos seus artistas com o público, assinalando e relembrando a importância da liberdade. Terminado o “Abril no Bairro”, "a agência expressa o seu agradecimento a todos os artistas que abraçaram esta ideia e a todos aqueles que trabalharam para permitir a sua realização”.

Esta iniciativa e a sua mensagem de liberdade é dedicada a todos os profissionais da área da Cultura que, numa situação normal, estariam a trabalhar para que a música chegasse ao público.

Sem comentários: