segunda-feira, 22 de junho de 2020

VAIAPRAIA A PARTIR DE HOJE





















"100% Carisma" o aguardado segundo LP de Vaiapraia, está a partir de hoje disponível em todas as plataformas digitais. Já existem datas de apresentação, as primeiras das quais em duas sessões duplas, dias 26 e e 27 de Junho nas Damas, em Lisboa.

O título do segundo LP de Vaiapraia - "100% Carisma" - surgiu antes do disco por reflectir o humor (tanto no sentido de "estado de espírito" como em "espírito cómico") que Rodrigo Vaiapraia queria explorar em temáticas como o desconcerto e a falha, a fome vs. o apetite, a insatisfação, e a autoficção enquanto pessoa queer. Estes temas surgem não só como não uma catarse, à semelhança de "1755" (2016, Spring Toast Records), mas agora também de anotações e construções mais digeridas.
 
Neste sentido, "100% Carisma" é mais uma maratona que um sprint, analogia também aplicável à exploração sonora mais variada e elástica. O que não demonstra um divórcio com o passado: desde "1755", os concertos foram uma experiência formativa para o carácter destas canções. Se o primeiro LP de alguma forma reproduz em estúdio o que acontece em palco, "100% Carisma" assume a minuciosidade na produção face à impossibilidade de emular plenamente em disco a performance.

Dessa experiência formativa, a vontade de juntar pessoas será a mais tangível: na composição dos arranjos, na interpretação, e na produção. "100% Carisma" foi produzido e misturado por Adriano Cintra (Cansei de Ser Sexy) e com a gravação de Luís Severo nos estúdios da Cuca Monga, sendo que ambos se juntaram a Vaiapraia e à banda (Ana Farinha na bateria, Francisca Ribeiro na guitarra e Daniel Fonseca no baixo) na composição dos arranjos. Inclui também a participação especial de Lora Logic (X-Ray Spex e Red Krayola) e João Abelaira Nascimento.


Vaiapraia dedica "100% Carisma" a Ana da Silva e Shirley O’Laughlin das The Raincoats. A dedicatória não é só afectuosa: todo o trabalho de Vaiapraia almeja uma genealogia política e artística do punk e dos feminismos, que é a bicha do leme destas canções.
 
26 e 27 Junho @ Damas, Lisboa (sessões duplas)
25 de Julho @ SMUP
7 de Agosto @ Galeria Bar Cabaret, Abiul

Sem comentários: