sexta-feira, 31 de julho de 2020

VEM AÍ O DISCO DE IAN















“Raivera” é o disco de estreia de IAN, projeto a solo da violinista Ianina Khmelik (violinista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música) que é editado no próximo dia 21 de agosto e encontra-se em pré-venda exclusiva FNAC a partir de 03 de agosto.

Este disco é sobretudo um exercício de liberdade, algo que IAN muito preza e pratica, quer na forma magnífica como funde a electrónica com melodias cativantes, quer na atitude que transmite em palco, com uma imagem fortíssima.

O título esperançoso pode enganar pelo seu aparente otimismo quando comparado com o que dizem as nove canções deste disco. Mas ao mesmo tempo não o desmentem. As canções de Raivera são narrativas, pequenas vinhetas ora melancólicas (Again), mais festivas (Good Girl - 1º SIngle) ou dolorosas (a magnífica Vera que fecha o disco de forma mais que perfeita) - consultar texto completo de apresentação do disco AQUI.

A produção de Nuno Gonçalves (The Gift) é cúmplice nesse entendimento e é também por isso que Raivera apresenta uma coerência musical e afectiva rara.

Além do single “Boarding Now”, editado em 2019 - a primeira faixa a ser conhecida deste álbum - o disco de estreia de IAN conta com um total de nove temas originais, incluindo uma colaboração com Pedro Oliveira (Sétima Legião).

Através deste projeto, IAN procura distanciar-se do seu trabalho como violinista clássica, quer na música quer na imagem que apresenta em palco. IAN e Ianina são de facto a mesma pessoa mas com maneiras artísticas diferentes.

Raivera é um neologismo composto que em russo significa “paraíso” (rai) e “fé” (vera). Nesta aglutinação dos dois termos, nasce o nome do disco que, tal como IAN, é a conjugação das várias influências musicais, pessoais e profissionais.

Depois do lançamento de dois EP ( “#1” e “#2” de 2018), Raivera é o primeiro longa-duração de IAN, editado pela Vespertine Records.

Sem comentários: