30 SETEMBRO a 09 OUTUBRO 2020
Cinema São Jorge | Espaço Atmosfera M | Fábrica Braço de Prata
O Festival Mental regressa a Lisboa para a sua 4.ª edição já a partir de 30 de setembro, prolongando-se até ao dia 09 de outubro 2020.
Cinema São Jorge | Espaço Atmosfera M | Fábrica Braço de Prata
O Festival Mental regressa a Lisboa para a sua 4.ª edição já a partir de 30 de setembro, prolongando-se até ao dia 09 de outubro 2020.
Um festival português de cinema e informação que visa trazer para a discussão pública e diminuir o estigma de um tema cada vez mais premente: a saúde mental.
A programação de 2020 inclui uma série de eventos integrados de várias áreas culturais e sociais como cinema, música, dança, teatro, literatura, debate e conversas temáticas. Aliando-se a esta programação acontece também o Mental Júnior, porque falar da saúde mental é também para os mais pequenos.
O Festival Mental tem já um largo historial de várias edições em que o principal objetivo sempre foi o de promover a visibilidade da saúde mental junto do público em geral. Em 2020 esta necessidade torna-se ainda mais urgente de garantir, tal como a acessibilidade à cultura. Sobre isto, Ana Pinto Coelho - organizadora do Mental -, diz que "a quarta edição [do Mental] é também a nossa estreia no Cinema S. Jorge. Sala emblemática dos Festivais de Cinema, deixa-nos no culminar de um caminho que já vinha do ano passado na procura de chegar ao público em geral com o nosso M-Cinema, M-Talks e filme temático em sala de cinema. ".
O Festival Mental 2020 arranca com um dos temas mais marcantes deste ano com o debate "Pandemia: do real ao digital”. Este debate acontece no dia 30 de setembro e conta com um painel de convidados impactantes na área da comunicação e jornalismo.
É um evento de sala aberta e que convida às questões do público presente.
As M-Talks - painéis temáticos sobre um assunto relacionado com a saúde mental e que são sempre acompanhados com a projeção de uma longa-metragem - voltam a ser das ações com maior destaque na programação do Festival Mental.
Em 2020 os temas para as M-Talks são a Ansiedade (e ecoansiedade), a Toxicodependência e o Stress Pós-Traumático (uma infeliz urgência num ano de pandemia e totalmente atípico). De resto, as M-Talks foram também uma resposta do Festival Mental logo em março, com o projecto digital autónomo M-Talks 4 All com conversas diárias (dias úteis) sobre saúde mental durante os períodos de confinamento e desconfinamento.
Volta também o M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas Metragens, um conjunto de 19 filmes selecionados através da Open Call 2020 e que, mesmo originários dos quatros cantos do mundo (filmes dos EUA a Portugal, Argélia, Japão e Austrália), comungam entre si por abordarem uma temática sempre relacionada com a saúde mental. A seleção completa do M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas Metragens pode ser consultada aqui.
Ainda nesta edição haverá outras artes e iniciativas presentes no Festival Mental:
Literatura - Lançamento do Livro: “Cartas do Confinamento de 23 de Março a 1 de Maio”, uma co-edição entre o Festival Mental e a Editora Âncora, escrito por Tiago Salazar e Frederico Duarte Carvalho;
Dança - Apresentação do espetáculo "Acontece" da Dança Movimento Terapia. Coreografado por Liliane Viegas e performado por Sofia Cabrita e Carla Lopes;
Mental Júnior - Sessão de yoga para crianças (Yoga Kids) com YMCA Setúbal e sessões de cinema temáticas, com a projeção de uma curta e longa-metragem;
Teatro - Apresentação da peça de teatro “Baile de Máscaras” pelo Grupo de Teatro da Unidade W+ da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa;
My Story My Song - Programação musical que retorna para a sua segunda edição na Fábrica Braço de Prata, com atuações e histórias de Surma e Katia Guerreiro.
A programação Festival Mental 2020 já está completa e pode ser consultada de forma integral abaixo.
Informação de bilheteiras em breve disponível.
Sobre o MENTAL:
Mental– Festival da Saúde Mental é um festival português de cinema, artes e informação que visa trazer para a discussão pública e diminuir o estigma de um tema cada vez mais premente: a saúde mental. Inclui uma série de eventos integrados de várias áreas culturais como cinema, música, dança, teatro, artes plásticas, literatura e conversas temáticas (M-Talks).
Teve a primeira edição em 2017 e a cada ano dedica-se a um conjunto de doenças mentais, tendo sempre como pano de fundo o Cinema e as Artes.
Já em 2018, o Mental teve dois momentos de visibilidade e reconhecimento internacionais: faz parte do Board da Rede Europeia de Festivais congéneres NEFELE e foi Menção Honrosa da 8ª edição do Concurso Montepio Acredita Portugal, confirmando o alto potencial do projeto.
Em 2020 regressa para a sua 4.ª edição, pela primeira vez sediada no Cinema São Jorge, em Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário