quarta-feira, 28 de outubro de 2020

3º FESTIVAL CRIASONS SOB O TEMA "NOVAS MÚSICAS, NOVAS DISCURSIVIDADES"


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Nov '20 a MAR '21 - Teatro Nacional de São Carlos

Concertos com Programas inéditos de:

1º CONCERTO - 12 NOV - 18h30

"As Suites Teatrais" de António Victorino d'Almeida

2º concerto - 3 DEZ - Mário Laginha
3º concerto - 21 JAN '21 - Carlos Azevedo
4º concerto - 9 FEV '21 - Tiago Derriça
5º concerto - 4 MAR '21 - Pedro Caldeira Cabral

Está de regresso o Festival Criasons, um dos principais eventos nacionais cuja missão é promover e divulgar amplamente a música erudita, com particular incidência na criação contemporânea produzida em Portugal.

Seguindo a fórmula de sucesso das edições anteriores, o festival apresenta programas inéditos de compositores consagrados e de novos nomes da composição escolhidos por concurso.

Nesta 3ª edição, caracterizada por cruzamentos e interacções estéticas e artísticas, os compositores residentes convidados que assinam os cinco Programas inéditos são:

À parte das obras que reflectem os interesses e influências pessoais e históricas de cada compositor residente, cada programa inclui ainda cinco novas obras criadas pelos compositores emergentes escolhidos em concurso, Vítor Castro, João Fonseca e Costa, Daniel Davis, Francisco Fontes, Luís Salgueiro. Cada obra inédita resulta do trabalho feito entre os compositores consagrados e os emergentes.

Com direcção artística do maestro Brian MacKay, o Festival Criasons é nesta edição acolhido pelo ""Teatro Nacional de São Carlos"" onde, de Novembro deste ano a Março do próximo ano, vão estrear os cinco concertos que depois irão percorrer várias cidades nacionais , chegando também a Madrid.

Concebido e organizado pela ​Musicamera Produções, o Criasons reuniu até hoje, não só a participação de três dos mais prestigiados agrupamentos da música de câmara nacional – Opus Ensemble, Duo Contracello e Quarteto Lopes-Graça -, como estreou obras de nomes como Alejandro Erlich Oliva, Alexandre Delgado, Amílcar Vasques Dias, Eurico Carrapatoso, Cândido Lima, Fernando Lapa, Anne Victorino d’Almeida, César Viana, Edward d'Abreu, Tiago Derriça, Miguel Jesus, Camila Menino, Samuel Pascoal ou Hugo Reis, levando a criação musical contemporânea portuguesa a palcos por todo o país e estrangeiro.

1º CONCERTO
PROGRAMA ANTÓNIO VICTORINO D'ALMEIDA

Daniel Davis (compositor emergente)

12 NOV 2020 - 18h30
Teatro Nacional de São Carlos

O primeiro dos concertos da 3ª edição do Festival Criasons é o que apresenta o programa de António Victorino D'Almeida, intitulado "As Suites Teatrais".

Dia 12 de Novembro, pelas 18h30, no Salão Nobre do Teatro Nacional de São Carlos, o conhecido maestro e compositor apresenta um programa inspirado na literatura e que é composto por obras suas e a nova obra do compositor emergente, Daniel Davis.

Com direcção do maestro Brian Mackay, contará com a interpretação do próprio António Victorino d’Almeida.

Sem comentários: