sexta-feira, 23 de outubro de 2020

DJ BRANKO NA SERRA DA ESTRELA





 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Dj Branko (produtor dos Buraka Som Sistema) esteve na Serra da Estrelae foi no ponto mais alto de Portugal que o músico não ficou indiferente ao seu potencial. AComunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE)aceitou o desafio do músico e a Serra acabou por ser fonte de inspiração para a gravação de umsetmuito especial - num local inusitado e com uma paisagem imponente e inconfundível.

Universal é a linguagem musical e é, a partir desta, que este destino em estado puro aliado à música propõe desafiar todos a inspirarem-se na Serra da Estrela.

A cada batimento, sentimos música, a cada beat sentimos a Serra da Estrela. E aí está -a música e a natureza em plena sintonia.Veja aqui!

Tudo começou em pleno verão. “Com a paragem forçada da indústria da música devido à crise epidémica, tive mais tempo para conhecer o nosso país e descobri como criar música nova influenciada pelo que estava a vivenciar pelos locais onde passei. Muita dessa música, edits e remixes constam neste set”, conta Branko. O trabalho teve a participação especial de Rita Vian e Pedro Mafama, “dois artistas que com a sua arte representam uma nova forma de olhar para a tradição portuguesa”, sublinha um dos mais ativos produtores musicais da atualidade.

ACIM-BSEaceitou o desafio do músico e ingressou neste projeto inovador que quis mostrar em contexto informal “este destino em Estado Puro” que é muito mais que neve, 365 dias por ano.

Ainda esta semana, a CIM-BSE lançou a Campanha “Somos Serra da Estrela” que desafia os turistas a vir à serra, mas descobrir outros encantos, espaços naturais, locais inusitados e ainda desconhecidos que urge explorar e vivenciar. Além da neve e dos roteiros turísticos,a campanha convida os turistas a mergulhar nas entranhas da Estrela.

ACampanha Somos Serra da Estrelaassenta, essencialmente, em três pilares: a promoção turística, a valorização das gentes e produtos autóctones e a criação de uma identidade comum a todo o território. Próxima, autêntica, unificada.

Em três palavras é assim que se resume a nova Campanha “Somos Serra da Estrela” que, durante um ano, está a preparar um conjunto de iniciativas inovadoras em cada um dos 15 concelhos que compõem a CIM-BSE e com um propósito primordial: há um outro lado da Serra da Estrela que ainda está por descobrir e que vai muito para além dos roteiros turísticos.

Sobre Branko

João Barbosa também conhecido como Branko tornou-se conhecido como a força criativa dos Buraka Som Sistema, o fenómeno mundial cujos lançamentos ajudaram a criar uma nova atitude em relação à world music. Considerado uma das exportações de dance music mais inovadoras de Portugal, o coletivo seminal foi defendido pelo selo do produtor, Enchufada.

O álbum de estreia como Branko, ‘Atlas’, foi lançado em 2015 – inspirado nas suas viagens pela Cidade do Cabo, Nova York, Amsterdão e São Paulo – e contou com colaborações de Princess Nokia ou dj Sliink. Entretanto produziu música para artistas como Santigold e Anik Khan, bem como M.I.A., com quem trabalhou no álbum de 2016, ‘AIM’.

Esta ação enquadra-se no Projeto Produtos Turísticos Integrados de base intermunicipal, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, em parceria com o Turismo Centro de Portugal, cofinanciado pelo Portugal 2020, Centro 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Sem comentários: