quinta-feira, 26 de novembro de 2020

2º CONCERTO DO FESTIVAL CRIASONS III COM PROGRAMA DE MÁRIO LAGINHA


 

 

 

 

 "Que música é esta?"
3 DEZ Teatro Nacional de São Carlos
18h30

É já na próxima semana, dia 3 de Dezembro, pelas 18h30, que acontece o 2º concerto do grande festival da música de câmara contemporânea, o Festival Criasons que chega este ano à 3ª edição.

Após o magnífico concerto do maestro António Victorino D´Almeida que inaugurou o festival no início de Novembro, o segundo dos cinco concertos do Criasons acontece pela mão de outro nome maior da música nacional, Mário Laginha. O conhecido músico, por muitos associado ao mundo do jazz, estende mais uma vez o seu universo à música erudita e apresenta-nos um programa intitulado “Que música é esta?” com obras de três compositores: “Before Spring” de Luís Tinoco, “Six Bagatelles For Wind Quintet” de Gyorgy Ligeti, “De Quantas Cores Se Matiza o Fado”, obra em estreia absoluta composta especialmente para o festival pelo emergente de Francisco Fontes, e por último “Histórias Muito Curtas – Abertura e 10 Histórias” do anfitrião Mário Laginha.

O espectáculo é dirigido pelo maestro Brian Mackay e interpretado por 16 músicos, incluindo o próprio Mário Laginha e o reconhecido baterista jazz Alexandre Frazão.

Pela primeira vez, um concerto do Festival Criasons será transmitido ao vivo via streaming através das plataformas oficiais de Facebook e Youtube da Musicamera.

Seguindo a fórmula de sucesso das edições anteriores, o festival apresenta programas inéditos de compositores consagrados e de novos nomes da composição escolhidos por concurso. Nesta edição, os convidados são António Victorino D'Almeida, Mário Laginha, Carlos Azevedo, Pedro Caldeira Cabral e Tiago Derriça que, à parte das obras que reflectem os seus interesses e influências pessoais e históricas, construíram os seus programas incluindo ainda cinco novas obras criadas pelos compositores emergentes escolhidos em concurso, Vítor Castro, João Fonseca e Costa, Daniel Davis, Francisco Fontes e Luís Salgueiro. Cada obra inédita resulta do trabalho feito entre os compositores consagrados e os emergentes.

Com direcção artística do maestro Brian MacKay, o Festival Criasons acontece no Teatro Nacional de São Carlos onde, de 12 de Novembro passado a 4 de Março do próximo ano, vão estrear os cinco concertos que depois irão percorrer várias cidades nacionais, chegando também a Madrid.

Todos os concertos do Festival Criasons são de entrada gratuita.
As reservas de bilhetes devem ser feitas através do email geral@musicamera.pt.
Os bilhetes devem ser levantados no dia de cada concerto na bilheteira do Teatro
Nacional de São Carlos, até meia hora antes do início.
Reservadas limitadas a 4 bilhetes por pessoa.

Sem comentários: